O recibo de Imposto de Renda pode ser um empecilho para diversas atividades junto à Receita Federal. No caso dos microempreendedores individuais (MEI), recuperar o número do recibo de imposto de renda pode ser necessário para abrir o CNPJ MEI

Mas você já sabe o que é o recibo de Imposto de Renda? É um comprovante de envio da sua declaração de renda. Neste documento, consta uma sequência de 12 números que servem como identificação do recibo.

Existem três formas de recuperar o seu recibo: através do e-cac, no dispositivo utilizado para fazer o Imposto de Renda, ou buscando o atendimento presencial junto à Receita Federal. Quer descobrir o passo a passo de como recuperar o recibo de imposto de renda? Vem com a gente!

Como recuperar o Recibo de Imposto de Renda no portal e-CAC

O Portal do e-CAC é Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, e nele é possível acessar diversas informações, inclusive recuperar o seu recibo. Confira o passo a passo:

Passo 1: Acesse o portal e-CAC

Como Recuperar O Recibo De Imposto De Renda Passo 1

Existem duas formas de logar no e-CAC: com o código de acesso, ou com a conta GOVBR. Neste caso, indicamos entrar com o login gov.br, pois esta conta não exige número de recibo da declaração para acessar o portal.
(https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login)

Passo 2: Faça login ou crie uma nova conta

Como Recuperar O Recibo De Imposto De Renda Passo 2

Se você já tem uma conta gov.br, basta inserir CPF e senha para efetuar login. Se você já tem uma conta gov.br mas não lembra qual a sua senha, basta inserir o CPF > clicar em avançar > e depois clicar em "Esqueci minha senha". Caso ainda não tenha uma conta, selecione "Crie sua conta gov.br" e siga os passos.

Passo 3: No portal do e-CAC, clique em "Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)"

Como Recuperar O Recibo De Imposto De Renda Passo 3

Passo 4: Clique em "Cópia do Recibo de Entrega"

Como Recuperar O Recibo De Imposto De Renda Passo 4

Passo 5: Pronto. Agora é só salvar!

O portal abrirá um arquivo com três páginas. Na terceira página do arquivo é onde fica o número do recibo de Imposto de Renda, conforme indicado na imagem. Agora é só salvar o recibo e armazenar em um local que você irá lembrar na próxima vez que precisar.

Como Recuperar O Recibo De Imposto De Renda Passo 5

Como recuperar o recibo do imposto de renda em seu computador ou dispositivo móvel

Se você tiver emitido a declaração em seu computador, utilize a ferramenta procurar e escreva "IRPF". Depois verifique se o arquivo encontrado é referente ao ano que você precisa.

Se você enviou a declaração através do APP IRPF por um dispositivo do sistema operacional Android, você pode buscar diretamente em seus arquivos, na pasta "download".

Para aqueles que emitiram através do APP IRPF por um dispositivo do sistema operacional IOS, esses arquivos estarão na pasta de arquivos do programa do Imposto de Renda do aparelho. É preciso utilizar o iTunes para localizar.

Como recuperar o recibo do imposto de renda através do atendimento presencial

Se mesmo seguindo os passos anteriores você não conseguiu recuperar o recibo de imposto de renda, a última solução é ir em um dos pontos de atendimento da Receita Federal.

Antes disso, é importante que você confira onde tem um ponto de atendimento da Receita Federal na sua cidade. Depois disso, é necessário telefonar para o número disponibilizado no site, assim você consegue conferir horário de funcionamento e se é necessário agendamento para ser atendido.

Fonte: https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-copia-do-numero-do-recibo-de-entrega-da-declaracao-de-imposto-de-renda