Se você possui um negócio – não importa o tamanho – ou já pensou em empreender certamente já deve ter ouvido falar sobre o pagamento recorrente. Conhecidos popularmente como mensalidades, os pagamentos recorrentes podem ser grandes aliados de um fluxo de caixa equilibrado e positivo, desde que sejam bem gerenciados pela empresa.

Entenda a seguir quais são as principais vantagens de implementar o formato de pagamento recorrente na sua empresa e descubra como um bom controle financeiro destas mensalidades pode levar seu negócio a um novo patamar de excelência de gestão financeira.

Acompanhe!

O que é um pagamento recorrente?

Os pagamentos recorrentes são aqueles recebidos pela empresa com certa frequência, durante um certo período de tempo – que costuma ser mais longo. Nesta situação, os valores pagos pelos clientes são recebidos pela empresa de maneira frequente, ajudando a manter um bom fluxo de recebimento no curto, médio e longo prazo.

No passado, o formato de pagamento recorrente era inerente apenas a alguns segmentos de atuação, como o segmento de saúde (planos de saúde, academias, entre outros) e o segmento de educação (colégios, faculdades e cursos de idiomas). Hoje, no entanto, é cada vez maior o número de empresas que adotam este sistema de pagamento.

As vantagens do pagamento recorrente

São muitas as vantagens de se utilizar o modelo de pagamento recorrente na empresa. A principal delas, no entanto, é a projeção de recebimentos frequentes durante um determinado – ou indeterminado – período de tempo. Não importa se você oferece produtos ou serviços: se eles forem oferecidos de modo recorrente, este formato pode se tornar a melhor opção para sua empresa.

O controle dos pagamentos recorrentes, apesar de exigir atenção, também costuma ser mais simples que outras modalidades de pagamento. Normalmente emite-se boletos para um longo período, ficando a cargo do cliente efetuar o pagamento das faturas nas devidas datas de vencimento.

Por conta deste processo, a realização das cobranças dos inadimplentes também tende a ser facilitada, uma vez que a empresa pode organizar estas cobranças apenas identificando os clientes que não efetivaram os pagamentos nas datas previamente fixadas.

Para o cliente, por outro lado, o pagamento recorrente oferece uma série de facilidades. A principal delas é a organização do orçamento, já que o cliente pode planejar suas finanças para o curto, médio e longo prazo já contando com os valores recorrentes a serem pagos – como uma mensalidade de internet, mensalidade de um curso online, entre tantos outros.

Pagamento recorrente x pagamento parcelado

Apesar deste modelo de “mensalidade” ser bastante conhecido por muita gente, o pagamento recorrente acaba sendo confundido, não raramente, com o pagamento parcelado. Embora tenham algumas semelhanças, os tipos de pagamento são bastante diferentes – e você deve conhecer estas diferenças.

No parcelamento, um valor único é pago em várias prestações. Em geral, o produto ou serviço é entregue de uma única vez, enquanto o pagamento é realizado ao longo de um determinado período de tempo.

Já o pagamento recorrente prevê a entrega contínua de um serviço ou produto e, justamente por isso, o pagamento se torna frequente. Enquanto você continua pagando por um determinado produto ou serviço, você continuará fazendo uso do mesmo, como é o caso do serviço de TV a cabo, mensalidade da internet, entre outros.

Se você pensa em implementar o pagamento recorrente na sua empresa, portanto, é preciso identificar se você oferece serviços ou produtos que são – ou podem – ser entregues de maneira recorrente ao seu cliente. Somente desta forma a implementação fará sentido, impactando positivamente o seu negócio e permitindo um controle de entrada e saída de dinheiro muito mais eficiente.

Controlando os pagamentos recorrentes

Após dar início ao formato de pagamento recorrente na sua empresa, não se esqueça de dar a devida atenção ao controle destes recebimentos, mantendo o fluxo de caixa da empresa em dia.

Manter todas as informações inerentes aos valores e datas de vencimento de determinadas cobranças sempre em ordem, estabelecer uma rotina de envio de lembretes de pagamento, gerenciar as inadimplências e acompanhar todo o processo relacionado a estes recebimentos pode ser a diferença entre ter um caixa organizado e saudável e uma empresa com problemas financeiros.

A fidelização dos clientes, no caso dos pagamentos recorrentes, também é fundamental. Gratifique, sempre que possível, os clientes adimplentes e ofereça benefícios para pagamentos antecipados. Desta maneira você estimula a adimplência e aumenta as chances de manter o caixa da sua empresa saudável e positivo.

Em caso de dificuldades de controle e organização destes pagamentos, vale recorrer às plataformas de gestão online, como o Controlle. Nestes ambientes é possível gerar boletos de cobrança, gerenciar pagamentos e identificar possíveis inadimplentes de maneira simples e rápida.

Se você comercializa produtos ou serviços que permitem pagamentos recorrentes, vale a pena aplicar este modelo na sua empresa. Você poderá se surpreender com os resultados positivos que o pagamento recorrente pode gerar ao seu negócio!

E você, já faz uso dos pagamentos recorrentes na sua empresa ou pretende implementar este modelo de cobrança em breve no seu negócio? Deixe seu comentário e compartilhe conosco sua opinião sobre o tema!