Ao se ter um negócio é preciso pensar nas melhores formas de pagamento para se oferecer aos clientes. É importante que seja mais de uma e que a maioria dos clientes sejam atendidos com ela. Existem alguns meios de pagamentos para MEIs que são mais convencionais, mas hoje vamos conhecer os principais benefícios do QR Code.

O pagamento com QR Code (Quick Responder Code) se dá por meio da leitura de um código bidimensional. Essa leitura é feita por um smartphone e o código também pode ser emitido por um smartphone. 

Sendo assim, agora vamos ver os benefícios dessa forma de pagamento. Confira!

Agilidade na hora de vender

Na hora do cliente efetuar o pagamento, quando em dinheiro há muito tempo gasto em procurá-lo na carteira e depois ao contar e devolver o troco. Já quando é no cartão, também há o tempo gasto em encontrá-lo, inseri-lo na máquina, digitar o valor, inserir a senha e, por fim, esperar o comprovante ser impresso.

Por outro lado, com os pagamentos com QR Code, basta que o cliente pegue seu smartphone que, provavelmente, está na mão dele, abra o aplicativo e leia o código gerado por você. Toda essa transação costuma ser mais rápida do que quando feita com dinheiro ou cartão. 

Além disso, você evita dar o troco errado ou não ter uma máquina que aceite o cartão do cliente. No fim, você e o cliente ficam feliz com a rapidez com que o pagamento é feito. 

Utilize seu smartphone

Você é MEI e sabe que qualquer investimento é preciso ser analisado e planejado. Isso acontece quando precisamos comprar uma máquina de cartão, por exemplo, para aceitar uma nova forma de pagamento.

Porém, com o pagamento por QR Code, você não precisa investir nada para oferecê-lo para os seus clientes. Basta baixar o aplicativo para o seu smartphone e começar a disponibilizar uma nova forma de pagamento. 

Menores taxas

As taxas por venda com QR Code são menores quando comparadas com as por venda com cartão. Em média, as taxas por venda com cartão ficam entre 2% a 5%. Já as taxas cobradas por venda com QR Code variam entre 1,26% 2,99%, com dinheiro disponível em 30 dias.

Dessa forma, você vai ter um custo menor por venda, fazendo com que sobre mais dinheiro para investir em melhorias no seu negócio. Além disso, é possível até conseguir 0% de taxa nas vendas por QR Code, basta conversar com as empresas que oferecem o aplicativo e negociar.

Maior segurança nas vendas

Quando lidamos com dinheiro físico ou cartão, sempre há o risco de recebermos notas falsas. Além do mais, o cliente pode ter seus dados, como senha, roubados por alguém que esteja por perto.

Porém, ao utilizar o QR Code, a transação fica mais segura. Isso acontece porque essa forma de pagamento tem tecnologias de segurança que impedem que invasores roubem qualquer dado. Além disso, há as senhas de segurança do próprio smartphone.

Sendo assim, quem é MEI só tem a ganhar com os pagamentos com QR Code. Eles vão simplificar a forma que você realiza as vendas e diminuir os custos da sua empresa.