Hoje em dia, há diversas formas de se cobrar por uma venda ou realizar um pagamento. Sendo assim, todo dono de empresa precisa saber qual é a melhor para o seu negócio. Por exemplo, há alguns meios de pagamento para MEIs (Microempreendedores Individuais), como boleto e máquina de cartão. Porém, qual é o melhor para cada negócio?

Se você é MEI e também está com essa dúvida, vamos esclarecê-la no post de hoje. Para isso, separamos o MEI em duas categorias de negócio: físico e digital. Em cada uma delas listamos formas de pagamento recomendadas. Então, confira!

MEI com negócio físico

Um negócio físico, como uma loja ou mesmo um feirante, precisa ter alguns itens como estoque, atendente, um local para 25atender e uma forma de cobrar pelas vendas. Sendo assim, a seguir encontram-se os meios de pagamento mais recomendados para esse tipo de negócio:

Máquina de cartão

Hoje em dia, é essencial dispor de uma máquina de cartão. Isso porque, o uso de cartões se tornou popular e não oferecer essa forma de pagamento é, muitas vezes, deixar de realizar vendas.

Ao fazer uma breve pesquisa você encontrará vários modelos de máquinas, desde as mais simples até as mais completas, que contam com a opção de poder baixar aplicativos para controle de gestão. Sendo assim, é preciso ver quais as necessidades do seu negócio e decidir qual máquina escolher.

Além das funcionalidades delas, é preciso analisar o valor do aluguel, as taxas de adesão e por venda. Isso porque, cada administradora tem a liberdade de colocar o valor que quiser. O ideal é que a máquina atenda às suas necessidades e também que caiba no seu bolso.

Entre as opções disponíveis no mercado, há:

  • PagSeguro;
  • Stone;
  • Cielo;
  • SumUp;
  • SafraPay.

Carteira digital

Outra forma de pagamento que pode ser utilizada por um MEI que tem negócio físico é a carteira digital. Ela é usada nas relações com seu consumidor. Para isso, basta ter disponível um smartphone com um aplicativo de carteira digital e aceitar pagamentos por meio dele.

Esse meio de pagamento é mais barato que a máquina de cartão, pois você pode utilizar seu próprio smartphone. Além disso, as taxas cobradas por venda costumam ser mais em conta.

São exemplos de carteiras digitais:

  • Code Money;
  • PagSeguro;
  • PayPal.

Boleto

O boleto também é uma ótima forma de pagamento, principalmente para os clientes que querem comprar de forma parcelada e ainda não têm cartão de crédito. Como esse é um caso muito comum, vale a pena você oferecer boletos.

Sendo assim, o Inter tem uma conta digital para MEIs. Nela, são disponibilizados até 100 boletos mensais gratuitos que o Microempreendedor Individual pode emitir.

MEI com negócio digital

Pensando nos MEIs que têm um negócio digital, como uma loja online ou oferecem seus serviços apenas pela internet, listamos duas formas de pagamento que são essenciais:

Plataforma de pagamento

A plataforma de pagamento é essencial para os casos de Microempreendedores Individuais que têm uma loja virtual. Nela é preciso disponibilizar formas de pagamentos, como cartão de débito e crédito.

Sendo assim, o PagSeguro, o PayPal e o WireCard são três das principais formas de pagamento disponíveis no mercado. Para utilizá-las é preciso criar um cadastro. Após isso é só inserir a plataforma de pagamento na sua loja virtual. O processo para fazer isso vai depender de cada loja.

Após tudo configurado, seus clientes poderão pagar utilizando o cartão ou boleto por meio da plataforma de pagamento. Depois é só você transferir o dinheiro da plataforma para a sua conta. É importante salientar que cada uma delas cobra uma taxa por venda realizada.

Porém, se você não tem uma loja virtual, é possível utilizar os serviços das plataformas de pagamento diretamente por elas. Seja para cobrar ou receber, tudo é possível por meio das plataformas.

Boleto

O boleto também é outra forma de pagamento recomendada para MEIs que têm um negócio pela internet. Por exemplo, se você só presta serviço, precisa ter uma forma de cobrar de seu cliente. Uma delas é pedir para que ele deposite em sua conta e outra é feita por meio da emissão de um boleto.

O banco Inter conta com uma conta digital para Microempreendedor Individual em que podem ser emitidos até 100 boletos gratuitos por mês. Então, você pode criar sua conta e aproveitar os benefícios.

Agora que você conhece alguns meios de pagamento para MEIs, analise aquele que melhor atende às necessidades do seu negócio. Leve em consideração o investimento que precisará fazer e, então, é só começar a utilizá-lo!