A falta de controle financeiro, normalmente, é o primeiro sinal de alerta de que as coisas não estão indo nada bem. Sem falar de que esse é um dos principais motivos para morte de pequenas empresas ainda nos primeiros anos de vida.

Mas, independentemente do momento que seu negócio esteja, o controle das movimentações financeiras é o que vai trazer mais segurança e tranquilidade no seu dia a dia. E são tantos termos, que muitas vezes os empreendedores acabam ficando com dúvidas ao fazer a gestão dos seus negócios.

Por isso, no Post de hoje, vamos abordar 15 termos financeiros que todo empreendedor precisa entender para gerenciar as finanças do seu negócio com excelência. Confira!

1 - Lançamentos contábeis

Os lançamentos contábeis se referem a todos os registros que afetam ou possam vir a afetar o patrimônio da empresa.

Cada um dos fatos contábeis relacionados ao MEI – seja crédito ou débito – devem ser lançados com as devidas documentações, nas quais precisam constar a data de lançamento, o valor e o histórico da entrada ou saída do dinheiro.

2 - Despesas

As despesas estão relacionadas a todos os gastos que o MEI possui para se manter em funcionamento. Todos relativos à gestão do negócio, tais como comissões, gastos com publicidade e marketing, material de escritório, entre outros.

Estas despesas podem ser divididas entre fixas ou variáveis e podem ou não contribuir diretamente para a geração de novos negócios.

3 - Receitas

São os valores gerados pela venda de produtos ou serviços comercializados pelo MEI, e também por outras fontes de receita. Desta forma, os valores que entram no caixa da empresa são classificados como receitas.

4 - Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa é um mecanismo de controle de todas as entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa. Controlar o fluxo de caixa é tarefa necessária para qualquer negócio que deseja manter-se saudável financeiramente.

Entre muitos benefícios que ele oferece estão: prever, planejar e controlar entradas e saídas em um período determinado; avaliar se o recebimento por vendas será suficiente para cobrir gastos assumidos e previstos; Antecipar decisões quanto à falta ou à sobra de dinheiro; verificar se o MEI está trabalhando com aperto ou folga financeira; entre outros.

5 - Contas a pagar

As contas a pagar são todas as despesas que o MEI tem para quitar. Entre as principais contas a pagar de um negócio estão os pagamentos dos fornecedores, salário dos funcionários e comissões, por exemplo.

6 - Contas a receber

As contas a receber são todos os recebimentos ainda não quitados pelos devedores. Em geral, as contas a receber de um negócio vêm dos serviços e produtos comercializados, ou seja, são provenientes dos clientes.

7 - Nota Fiscal Eletrônica

A Nora Fiscal eletrônica é um documento criado em 2008, que padroniza os documentos fiscais do país. Por meio dela a empresa emite notas fiscais de seus serviços ou produtos comercializados, e consegue organizar seus resultados em determinados períodos – além de ficar em dia com o Fisco e recolher impostos.

A emissão de notas fiscais eletrônicas é obrigatória para todas as empresas do Brasil, exceto para MEI (Microempreendedor Individual) em determinadas situações – como no caso de venda de um serviço ou mercadoria para pessoa física.

8 - Capital de giro

Capital de giro são os recursos disponíveis no caixa do MEI cujo objetivo é manter o negócio em tempos difíceis – como, por exemplo, quando não há entrada de dinheiro suficiente para cobrir as despesas da empresa.

Ou seja, o Capital de Giro pode ser entendido como a quantidade de dinheiro que a empresa precisa para operar regularmente. Esse recurso financeiro está alocado nos estoques, nas contas a receber, no caixa ou na própria conta corrente da empresa.

9 - Controle de estoque

O controle de estoque nada mais é que o monitoramento da quantidade de produtos que estão estocados, prontos para serem adquiridos pelos clientes.

A gestão de estoque é importante para qualquer empresa, já que é por meio deste controle que a empresa consegue identificar quando precisa reabastecer determinado produto, além de realizar o acompanhamento dos produtos em si – como a data de validade dos mesmos, por exemplo.

10 - Faturamento

É a soma de todos os valores recebidos pelo MEI proveniente das vendas de serviços ou produtos em um determinado período. Por exemplo, a soma dos valores recebidos em um mês resulta no faturamento mensal. Da mesma maneira, a soma das quantias recebidas em um ano representa o faturamento anual de um negócio.

11 - Contabilidade

A Contabilidade é o estudo e organização de variações qualitativas e quantitativas ocorridas no patrimônio das empresas em um determinado período de tempo. É por meio da contabilidade que são fornecidas informações úteis para a tomada de decisões de qualquer negócio.

Por isso, toda empresa deve manter sua contabilidade em dia, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

12 - Gerenciador financeiro

Trata-se de uma ferramenta que auxilia no controle financeiro do MEI. Por meio dele é possível monitorar as finanças do negócio, lançar recebimentos, despesas e organizar, de maneira prática e eficiente, o fluxo de dinheiro da empresa.

O Controlle é, por exemplo, é um gerenciador financeiro que permite não só controlar o fluxo de caixa, mas também organizar clientes, fornecedores, emitir boletos, relatórios e notas fiscais em poucos cliques, a qualquer hora.

13 - Margem de lucro

A margem de lucro é a porcentagem calculada sobre o valor de um produto ou serviço após descontar todas as despesas para produzi-lo ou executá-lo. Nada mais é que a porcentagem que a empresa irá, de fato, lucrar com a venda de determinado item ou serviço ao consumidor.

Ou seja, a margem de lucro mede quanto uma empresa ganha em cima de suas vendas, e é um valor embutido no preço. A fórmula para calcular é: margem de lucro = lucro/receita  x 100

14 - Pró-labore

O pró-labore é a remuneração fixa paga aos sócios da empresa, que determina o salário pelas horas trabalhadas na administração do negócio.

Sendo assim, o empresário pode, além de retirar o lucro da empresa mensalmente – ou a cada período pré-determinado, receber uma remuneração mensal por meio do pró-labore.

15 - Metas financeiras

Metas financeiras são os objetivos destacados pelo gestor do negócio para serem atingidos em um determinado período de tempo. Faz parte de uma boa gestão e planejamento financeiro estabelecer metas palpáveis que, geralmente, estejam alinhadas com as projeções de crescimento do negócio.

Agora que você já conhece 15 dos principais termos financeiros pertinentes a qualquer negócio, que tal colocar em prática esse conhecimento e aprimorar a gestão do seu MEI?