Que muita gente usa a internet para realizar compras, disso você já sabe. Em uma pesquisa da e-bit, foi apontado que 51,3 milhões de brasileiros compraram algo online só no ano de 2013. Isso foi há cinco anos atrás, então você pode imaginar que, hoje, esse número só deve ter aumentado. Agora, se fazer uma compra pela internet é tão fácil, por que vender pela internet tem que ser, não é mesmo? 

E não é! Você só precisa das ferramentas e da estratégia certa para vender pela internet. Se você quer começar e ainda não sabe por onde começar, continue lendo este artigo e confira 4 grandes passos para usar a internet ao vender seu produto ou serviço:  

1. Planejamento, sempre

Sim, o primeiro passo é sempre esse: o planejamento. Não adianta sair criando conta ou abrindo página em marketplace sem ter um objetivo ou uma direção clara. A vontade de começar a vender é grande, mas sem um mínimo de estratégia ficamos um pouco perdidos com tantas ferramentas e funções diferentes - e o cliente percebe isso, mesmo que indiretamente. 

Ao mesmo tempo, você não precisa de um plano de negócios com mais de trinta páginas! Mas é importante ter uma direção básica. Por exemplo:

  • Que produto ou serviço eu vou oferecer?

  • Qual é o público que vai comprar meu produto ou serviço?

  • Quais são os meus fornecedores?

Parecem perguntas simples ou óbvias, mas são a base para todo o seu negócio. E acredite: quanto mais claras as respostas, mais fácil seguimos em frente. 

Entenda seu público

Se você já tem uma loja física e quer expandir seu negócio para o digital, pode ser que você já tenha uma ideia do perfil do seu cliente, não é? Conhecer o seu público-alvo é igualmente importante para vender pela internet. 

Caso você não tenha uma loja física, ou está começando um negócio diretamente pela internet, imagine o perfil do cliente que precisa do produto ou serviço que você vai oferecer. Faça uma lista e crie um personagem: gênero, idade, nome, tipo físico, família, renda, gostos pessoais, tudo. 

Assim, a chance de "se conectar" com o perfil é maior e você consegue enxergar esse personagem nas ações que fizer para o seu negócio. 

2. Estruture o processo de vendas

Terminou seu planejamento? 

Ótimo! Isso significa que você já chegou mais longe do que muita gente que já pensou em vender pela internet. Agora chegou a hora de pensar na estrutura de vendas. 

  • Primeiro passo: como você vai realizar a entrega?

Existem duas principais opções: contratar uma transportadora ou utilizar o serviço dos Correios. Enquanto a primeira opção é boa para quem tem um negócio grande e volume alto de entregas para realizar, a segunda opção é a melhor para os pequenos e médios negócios. 

  • Segundo passo: por onde você vai vender?

Hora de começar a estruturar a sua loja. Onde você vai colocar seu produto ou serviço à disposição para vendas?

A opção ideal seria montar uma loja virtual em um site só para o seu negócio, principalmente se você vai oferecer algum serviço ou um infoproduto, como e-books, cursos, etc. Para isso, você precisaria de um sistema para fazer o cadastro dos produtos e automatizar o processo de recebimento dos pedidos. 

Caso você não tenha recursos suficientes para abrir seu próprio site, ainda é possível realizar a venda através de outras plataformas. Confira algumas delas: 

  • Mercado Livre

No topo de todas as opções de marketplace no Brasil, o Mercado Livre oferece um processo simples na hora de vender: você cadastra sua loja, adiciona o produto com suas fotos e descrição, indica seu preço e o tipo de anúncio e pronto!

  • Hotmart

Para quem deseja vender infoprodutos, a Hotmart é a melhor plataforma para isso, oferecendo algumas ferramentas que automatizam todo o processo de vendas.

  • Facebook Marketplace

No ar desde 2018, o marketplace da rede social permite a compra e venda de produtos dentro do próprio Facebook. Infelizmente, ainda não é possível realizar pagamentos, mas a ferramenta possibilita o contato entre o cliente e a loja.

  • Elo 7

O Elo 7 é mais voltado para a venda de produtos artesanais e criativos. A ferramenta, assim como a maioria dos marketplaces, cobra uma comissão da venda, mas oferece todas as features do site para o lojista em troca.

  • Terceiro passo: esteja disponível em vários canais 

Mesmo com as vendas na loja virtual e/ou nos marketplaces, ainda é possível realizar conversões mesmo em ambientes onde você não oferece acesso direto para algum desses sites. Esteja presente em redes sociais, principalmente no Facebook e no Instagram. Mantendo um conteúdo ativo e atualizado, você, aos poucos, vai atraindo um público que está interessado no que você fala e no que você vende.

"Alguém entrou em contato comigo via mensagens do Instagram querendo comprar meu produto ou serviço e eu ainda não tenho meu site atualizado!" Não se preocupe! Ainda dá pra realizar vendas mesmo sem o marketplace, através do PagSeguro. Por ele, você pode enviar uma solicitação de pagamento diretamente para o e-mail do cliente. 

  • Quarto passo: agilize a logística!

Como não existe contato físico através das compras pela internet, o cliente sempre fica com aquela expectativa para que o produto chegue logo. Por isso, faça sempre o possível para entregar sempre no prazo indicado nos sites!

3. Hora de anunciar!

Conteúdo é rei. Essa verdade é espalhada pela internet há algum tempo e não é para menos. Se você quer atrair público e fazer com que se interessem pelo que você vende, é através de um conteúdo relevante para a sua persona. 

Se você tem uma loja online de roupa feminina, por exemplo, pode começar a fazer alguns posts sobre as últimas tendências da semana de moda, 5 peças coringa para a estação ou como usar uma mesma peça de roupa em looks diferentes. Esse tipo de conteúdo atrai seu público, e é assim que acontece o primeiro contato entre a marca e a persona. 

Tem conteúdo relevante nos perfis das redes sociais? Agora é hora de fazer alguns pequenos testes através do Facebook Ads e do Instagram Ads. Faça pequenos investimentos em posts divulgando seu site ou algum produto específico e analise se houve aumento de visitas, cliques ou vendas. 

No Instagram, existe um recurso recente muito prático para quem vende produtos físicos: o Instagram Shopping. Se você vai publicar alguma foto e seu produto está nela, é só "marcar" o produto e colocar o link para compra no site. 

4. Ofereça atendimento de primeira

No ambiente online, como oferecer um bom atendimento? Em primeiro lugar, estando presente de várias formas. Disponibilize um chat virtual no site, crie uma seção de Perguntas e Respostas, responda aos comentários realizados no marketplace onde você vende seus produtos, crie respostas automatizadas no Messenger, coloque os contatos (telefone, whatsapp, e-mail) na bio do Instagram e do Facebook de forma visível. Facilite o acesso do cliente ao atendimento e esteja disponível para tirar dúvidas em todas as etapas da compra. 

Acesse todos esses canais várias vezes ao dia e sempre dê muita atenção para cada pessoa que entrar em contato. Muita gente fecha compra por causa do atendimento que recebe. Leve isso em conta na hora de responder cada um! 

Criar e administrar uma loja virtual, assim como a loja física, não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. Como todo negócio, exige disciplina, dedicação e estratégia. O fato é que não se pode ignorar o potencial e as oportunidades que vender pela internet traz para o seu negócio. Coloque as dicas deste artigo em prática e mãos à obra!

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