Ser um empreendedor de sucesso não é tarefa das mais fáceis, aliás, está cada vez mais difícil!  A competição no mercado é muito maior do que há alguns anos, assim como as pressões e as responsabilidades do empreendedor, que só aumentam. E aí, começam a surgir as dúvidas e medos: como se destacar? E mais importante que isso: como evoluir na carreira sem deixar de lado sua vida pessoal e os dias de descanso? É possível tudo isso junto?

Sim, claro que é possível! Nesse artigo, nós listamos 6 dicas de ouro para ser um empreendedor de sucesso. Que tal conferir??

1 – Separar o trabalho da vida pessoal

Quem nunca passou por esse dilema? A difícil tarefa de divisão entre a vida pessoal e a vida profissional... Essa missão pode ficar ainda mais complicada se tratando de microempreendedores individuais, ou empreendedores responsáveis pelo próprio negócio, independentemente do tamanho do negócio. As preocupações com a empresa acabam tomando conta dos pensamentos até mesmo em casa, na hora de lazer e descanso. Sem falar do quanto isso pode atrapalhar os momentos de descontração e tranquilidade, isso diminui a qualidade do momento de descanso afetando diretamente a sua produtividade.

Por isso, segue algumas medidas que você pode adotar para amenizar o problema:

- Comece separando os dois universos: que tal um celular só para questões profissionais e outro para ligações pessoais? Quando estiver fora do expediente, desligue o número profissional — e se desligue de verdade! Só dê seu número pessoal a clientes muito importantes ou a colegas de trabalho efetivamente confiáveis.
- Evite olhar e-mails nos seus horários de folga, especialmente nas férias, já que isso te impede de se desligar totalmente do trabalho.
- Falando nisso... tire férias! Separe um período do ano, de 15 a 30 dias, e DESLIGUE-SE! E não deixe que suas folgas e recessos sejam tomados pelas preocupações do trabalho, porque também é preciso descansar para render melhor na empresa.

2 – Contar com uma equipe de profissionais competentes

Um bom empreendedor sabe muito bem reconhecer os talentos das pessoas que trabalham ao seu lado — e valorizá-los. Ele desempenha o papel de um mentor na sua própria empresa, cultivando e incentivando que seus funcionários mais competentes e confiáveis cresçam e evoluam em suas carreiras.

Além disso, é importante ter essas características em mente já no momento da contratação, já que trazer bons profissionais para sua equipe pode até parecer caro à primeira vista, mas seus benefícios são muito maiores em longo prazo. Por isso, não descuide dos processos seletivos da sua empresa.

Tendo profissionais mais competentes e qualificados ao seu lado, será possível delegar mais funções, dividir mais responsabilidades e, durante suas tão sonhadas férias ou dias de folga, ter a tranquilidade de saber que o negócio estará em boas mãos.

Ou seja, contar com bons profissionais ao seu lado é muito mais do que simplesmente um custo para a empresa, é um investimento efetivo no futuro do seu empreendimento — e na sua saúde como empresário.

3 – Tomar as rédeas das finanças da empresa

Nem todos os empreendedores têm habilidades naturais para lidar com os aspectos financeiros da gestão de uma empresa, que são bastante técnicos e - para alguns - até mesmo chatos. Só que este é um dos aspectos mais importantes de qualquer negócio, por isso nunca deve ser deixado de lado!

Largar as finanças de um empreendimento nas mãos de um contador pode gerar um desconhecimento perigoso da sua gestão em relação à situação real da empresa.

Como empresário, se você procura entender como funciona a vida financeira do negócio desde o começo do empreendimento, vai ter mais familiaridade com os números, os processos contábeis, os padrões de despesas e de obrigações fiscais, entre outros. Por menor que seja seu empreendimento, é sempre possível contar com o auxílio de ferramentas tecnológicas na execução dessas tarefas, como é o caso do Controlle, que te ajuda a fazer o controle das suas finanças de forma simples e produtiva. Controle para poder crescer!

4 – Aprender com erros e falhas

Ao longo da sua caminhada de empreendedor, os erros e as falhas serão inevitáveis. Sejam elas decisões precipitadas, ou em razão de uma visão errada sobre o mercado, é imprescindível poder encarar esses obstáculos como verdadeiras oportunidades de aprendizado. Somente assim você vai poder usar esses problemas para o bem e aproveitar essas experiências no futuro.

O micro ou pequeno empresário precisa se permitir errar e, o que é ainda mais importante, saber reconhecer seus próprios erros. Essas experiências são importantes e acabam se transformando em parte da sua bagagem profissional, o que contribui para seu know-how no mercado e nas atividades que você vai exercer cotidianamente.

5 – Manter-se atualizado

Uma coisa importante para você ter em mente é que nunca saberemos tudo sobre o nosso negócio. Simplesmente porque tudo muda o tempo todo e não há conhecimento que não se modifique.

Estamos numa era tecnológica onde tudo se transforma da noite para o dia: uma prática de mercado comum hoje já pode se tornar obsoleta amanhã facilmente. Uma rede social que funcionava muito bem para a sua empresa pode dar lugar a outra completamente diferente, com novos recursos.

Por isso, um empreendedor de sucesso nunca pode deixar de estudar e de se atualizar. É fundamental acompanhar as mudanças do mercado das tecnologias para descobrir novas formas de crescer seu negócio e manter clientes e investidores por perto.

Então, se você está começando agora ou se já está no caminho... procure participar de palestras e seminários sobre o seu negócio, troque ideias com seu time, participe de fóruns de discussão e acompanhe pelo menos alguns Blogs sobre a sua área de atuação.

6 – Amar o que você faz

Por último, mas não menos importante.... Já não é mais novidade para ninguém que iniciar um negócio exige uma enorme quantidade de trabalho duro e uma grande quantidade de tempo investida no projeto. Portanto... é melhor que você se divirta!

A construção de um negócio é sobre fazer algo para se orgulhar, trazer pessoas talentosas para junto de si e criar algo que vai fazer diferença real na vida de outras pessoas. Algo que te dê muito prazer, que você adore fazer.

Se um empreendedor se prepara para fazer diferença real na vida de outras pessoas, e consegue isso, automaticamente, ele consegue pagar as contas e ter um negócio bem sucedido.

Uma mulher ou homem de negócios não são diferentes de um artista. O que você tem quando começa uma empresa é uma tela em branco que você tem que preencher. Por que não criar uma bela obra de arte?

Com essas super dicas em mente, você já tem uma boa base de ações que podem te ajudar a ser um empreendedor de sucesso. Pronto para colocar tudo em prática? Comece hoje mesmo, e conte pra gente o que você faz no seu dia a dia profissional pra chegar mais longe.