Não há mais dúvidas sobre isso: a internet mudou a forma como as pessoas interagem com os negócios e com os serviços. Já não basta apenas estar online: é preciso interagir, engajar, escolher as palavras certas e até oferecer benefícios para obter o melhor resultado dessa ferramenta que está, literalmente, nas mãos de todo mundo. 

Por isso, para começar, separamos cinco dicas, muito simples de aplicar, e que podem fazer diferença em como você e sua marca conversam com o público. Confira:

1 - Se a rede é social, seja social

Mais do que estar presente nas redes, você precisa interagir com as pessoas. Pergunte a opinião delas, promova enquetes, promoções, use as ferramentas disponíveis nas plataformas. Se elas falarem com você, responda, elas esperam um retorno. Interaja, interaja, interaja: essa é a máxima. As pessoas gostam de atitudes pessoais e percebem quando não existe outra pessoa por trás de algum comentário ou mensagem. Por isso, sempre haverá um limite para o digital e para a automação. 

2 - Já ouviu falar de SEO? Ele já ouviu falar de você

SEO - "Search Engine Optimization", ou nada mais do que uma otimização para ferramentas de busca. Apesar do nome complicado, a lógica é simples: são um conjunto de estratégias que têm como foco potencializar o seu site nos resultados das buscas dos usuários organicamente (sem pagar por isso). De um jeito mais simples ainda: imagine que você vende fermento. Você precisa oferecer conteúdos que as pessoas procurem naturalmente e que tenham relação com o seu produto. Por exemplo: receitas, bolos de aniversário, torta salgada fácil, empada de boteco, 10 dicas para fazer pão, quanto tempo dura um fermento? Assim, a pessoa irá chegar na sua marca, no seu produto e, claro, no seu site, de forma natural e muito mais inteligente. 

3 - Quer ser mais visto? Considere promover suas postagens

Vamos contar algo para você que, talvez, "abale" o que você sabe sobre redes sociais: se você não patrocina suas postagens, existe uma boa chance de que ninguém esteja as vendo, inclusive quem segue a sua página. Por quê? Bom, as duas maiores redes do mundo usam uma métrica que irá relacionar você aos seus interesses, interação com amigos e pessoas por quem você procurou nos últimos tempos. E vamos ser sinceros: dificilmente alguém fica procurando por uma marca, né? Por isso, para aparecer na timeline de cada vez mais seguidores e também de possíveis públicos interessantes para você, é importante patrocinar a postagem. A boa notícia é que, mesmo com um investimento pequeno, é possível ter bons resultados. Estude seu público, com quem você quer falar, a região em que seu negócio funciona e faça um investimento certeiro. O valor bom não é o valor alto, e sim o que dá resultados. 

4 - Conteúdo relevante vale mais do que centenas de likes

Ok! Você patrocinou sua publicação e teve muitos likes. Isso é legal, você atingiu mais pessoas e teve mais alcance. Mas sabe o que é legal mesmo e não pode ser comprado? Interação. Quanto mais bacana e relevante for o seu conteúdo para o público-alvo, mas gente vai conversar e se relacionar com a sua publicação, fazer perguntas, trocar informações, assistir seus vídeos e consumir as suas informações. É dessa forma que você tem um ciclo perfeito dentro da internet. Então, lembre-se: Patrocinar é importante, mas ter um conteúdo de qualidade é ainda mais. 

5 - Leads, um aliado que você precisa conhecer

Leads são os dados que você obtém dos seus potenciais clientes, como o e-mail ou o Whatsapp das pessoas que, em algum momento, interagiram com sua marca de forma virtual e preencheram um cadastro. Ficou complicado? A gente facilita para você. Vamos voltar para o exemplo da sua marca de fermento. Você ofereceu um e-book de receitas de bolo e, para ter acesso a ele, as pessoas precisavam preencher um cadastro, liberando o download. Esses dados vão formar um banco dos seus potenciais consumidores mais preciosos: os que se interessam pelo que você faz ou vende. Então, não se esqueça: mostre que você tem conhecimento sobre a área em que atua através do conteúdo frequente e relevante, ofereça recompensas que tenham utilidade para o consumidor e troque isso pelo contato de quem tem tudo para virar seu cliente. 

Bom, ainda há muito que podemos falar sobre como usar a internet a seu favor. Mas por enquanto, vamos recapitular o que você aprendeu e o que precisa avaliar para ver se sua estratégia digital funciona: 

  • A - Converse com as pessoas; 

  • B - Faça as pessoas chegarem até você através de interesses reais, oferecendo excelente conteúdo; 

  • C - Patrocine suas postagens e escolha o público certo. Quanto mais focado, melhor; 

  • D - Faça as pessoas interagirem com você. A atenção delas vale muito; 

  • E - Ofereça benefícios, dê recompensas e construa um banco de dados com quem se interessa pelo tipo de serviço que você oferece.

Pronto para começar? A internet não fecha nunca. Então é só colocar em prática!