Antigamente, o microempreendedor que queria negociar a dívida precisava aceitar o número de parcelas que o sistema gerava automaticamente. Mas a Receita Federal decidiu mudar isso. Agora, você pode escolher o número de parcelas do MEI.
Como funciona a nova escolha de número de parcelas do MEI?
Agora é o próprio MEI que dá as cartas na hora de parcelar a dívida. Nada de ficar preso ao que o sistema decidia sozinho.
Você pode definir um plano de pagamento que caiba no seu bolso, do jeitinho que fizer mais sentido pra sua rotina.
O limite continua sendo de até 60 parcelas. E tem valor mínimo: R$ 50,00 para MEIs. Mais autonomia, mais controle e menos dor de cabeça.
Em nota, a Receita explica que a mudança representa “um avanço significativo na gestão financeira dos pequenos negócios, ao proporcionar maior previsibilidade no fluxo de caixa e facilitar o cumprimento das obrigações fiscais.”
Como solicitar o parcelamento do MEI?
Você pode pedir o parcelamento pelo Portal do Simples Nacional ou pelo Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), mas vou te contar a forma mais rápida e fácil: com a MaisMei.
É só seguir o passo a passo:
Solicite e preencha o formulário: Coloque seu e-mail e clique em “Iniciar parcelamento” para abrir o formulário online. Preencha os dados direitinho. Depois, é só pagar pelo serviço.
Analisamos seus dados: Se estiver tudo certinho, a gente solicita o parcelamento para o Governo. Se faltar alguma coisa, entraremos em contato com você.
Em até 48 horas úteis, você recebe o comprovante do pedido e o primeiro boleto para pagar a negociação. Molezinha, dá pra fazer sem complicação e sem perder tempo. Bora arregaçar as mangas!