Hoje em dia, quando falamos em pagamentos, precisamos pensar além dos que são realizados com dinheiro em espécie, cartão de crédito e débito e com cheques. Isso porque, com as inovações tecnológicas, outras formas de pagamento surgiram.

Sendo assim, podemos citar também os pagamentos com QR Code e com NFC, que já estão sendo utilizados no Brasil há alguns anos. A expectativa é que eles cresçam ainda mais para que se tornem tão comum quanto são os cartões. 

A seguir, veremos o que são os pagamentos com NFC e com QR Code e quais são as suas principais diferenças. Confira!

O que são os pagamentos com NFC?

A tecnologia NFC (Near Field Communication) é conhecida também como pagamento por aproximação. Ela possibilita que informações sejam enviadas ao aproximar dois dispositivos que tenham NFC. Assim, ela é utilizada no meio de pagamentos para proporcionar mais praticidade na hora de pagar. 

Dessa forma, alguns cartões de crédito, celulares e relógios inteligentes são equipados com NFC, assim como as máquinas de cartão. Então, quando um cliente chega ao caixa para pagar por suas compras, ele pode utilizar seu smartphone e aproximá-lo da máquina de cartão para realizar o pagamento. 

O NFC é uma tecnologia bem segura, pois só possibilita a troca de dados entre objetos muito próximos. Além disso, o cartão, celular ou relógio envia os dados criptografados para a maquininha. Assim, mesmo que alguém roube os dados, não vai conseguir acessá-los, por conta da criptografia.

O que são os pagamentos com QR Code?

Da mesma forma que os pagamentos por NFC, os pagamentos por QR Code vieram para facilitar e agilizar o dia a dia de quem realiza transações financeiras. Porém, são tecnologias um pouco diferentes.

O QR Code (Quick Response Code) é um código bidimensional. Assim, ele conta com informações na vertical e horizontal, diferente de um código de barras, que só apresenta informações na horizontal. 

A partir da leitura desse código por meio da câmera do celular você pode ser encaminhado para um link, imagem, texto ou vídeo. Assim, ele pode ser utilizado também nos meios de pagamentos. 

Por exemplo, o Code Money é uma carteira digital que realiza as transações por meio do QR Code. Assim, sempre que você for pagar em um estabelecimento que aceita essa forma de pagamento, basta abrir o aplicativo, gerar o código e apresentar para o vendedor. Depois disso, o vendedor digita o código no app dele e lê o que você apresentou e a venda está finalizada.

Sobre a segurança, o QR Code é seguro e não envia seus dados na hora de realizar a transação. Além disso, ele conta com um sistema que a cada intervalo de tempo muda o QR Code para que seja evitado qualquer problema de referente a sua leitura.

Quais são as principais diferenças entre ambas as tecnologias?

O NFC e o QR Code, apesar de oferecem praticidade e ser utilizados em meios de pagamento, têm suas diferenças. A primeira que podemos ressaltar é que para utilizar o QR Code é necessário que pelo menos uma das pessoas envolvidas na compra tenha um smartphone, pois é necessário fazer a leitura do código.

Já o NFC pode ser utilizado mesmo sem um smartphone. Pois ele pode ser usado por quem tem um relógio inteligente ou um cartão de crédito e débito. Ou seja, ele tem uma abrangência maior. 

A forma com que são utilizadas essas tecnologias também é diferente. Enquanto que no QR Code é necessário que um celular leia o código, no NFC basta aproximar dois dispositivos. 

Outra diferença está na segurança utilizada por ambas as tecnologias, pois enquanto no NFC é utilizado a criptografia para evitar o roubo de dados, no QR Code os dados pessoais não são transmitidos de um dispositivo para o outro e é feito a atualização do código a cada intervalo de tempo. 

Sendo assim, tanto os pagamentos com NFC como os com QR Code são seguros e proporcionam ao cliente e ao lojista mais agilidade e praticidade. Estas são soluções de pagamento que ainda estão em crescimento no Brasil, mas espera-se que elas cresçam cada vez mais, como aconteceu com os cartões.