Ao construir uma empresa, você precisa pensar não apenas no produto ou serviço, mas também em formas de entregá-lo a mais pessoas. Afinal, se você não consegue fechar mais vendas, será difícil manter um bom ritmo de crescimento ao longo do tempo. Uma coisa que pode te ajudar bastante nesse ponto é aprender como montar um blog e usá-lo para alavancar seu negócio.

Os blogs são figuras bem comuns ao redor da internet hoje em dia. Através de um, você pode criar um portfólio para seus trabalhos, engajar com a sua audiência e promover seu trabalho de forma mais consistente. Se você souber como usar essa ferramenta a seu favor, logo você verá os resultados.

Quer entender melhor por onde começar? Então acompanhe e veja por que e como você pode usar um blog a seu favor.

Por que você deve saber como criar um blog?

Os blogs são uma ferramenta muito bem estabelecida hoje em dia, sendo um ótimo caminho para conseguir melhorar o desempenho do seu negócio, desde que você tenha boas práticas de marketing. Veja aqui alguns dos principais benefícios que ele pode proporcionar:

1. Exercício do Inbound Marketing

O conceito de “Inbound Marketing” diz respeito a um conjunto de estratégias que buscam atrair as pessoas até a marca, geralmente por meio da produção de conteúdo que gera valor para o público. Uma loja de autopeças, por exemplo, pode captar mais clientes ao oferecer informações sobre como realizar certas manutenções e cuidar melhor do próprio veículo.

O blog, naturalmente, costuma ser um ótimo canal para transmitir estes conteúdos relevantes. Quando você produz um artigo que seja útil para seu público e faz isso de maneira recorrente, há boas chances de que você consiga engajar com esse público e, futuramente, fechar mais vendas.

2. Excelente forma de engajar o público

Um dos melhores termômetros para determinar o sucesso de uma estratégia de marketing digital é o nível de engajamento do público com sua empresa. Quanto mais eles responderem as suas mensagens e acompanharem seus conteúdos, maior tende a ser o desempenho da sua empresa ao longo do tempo.

Nesse contexto, ter um blog bem desenvolvido é uma ótima forma de produzir esse engajamento. Se os seus conteúdos forem de boa qualidade, é bem provável que você faça as mesmas pessoas retornarem regularmente para buscar novas informações e acompanhar suas novidades.

3. Influencia a jornada de compra

O conceito de “jornada de compra” é outro item fundamental para que você consiga fechar mais vendas. De forma bem simples, um cliente nem sempre está preparado para fechar a compra logo no primeiro contato com sua empresa ou com o produto, seja por falta de informação adequada ou por não se sentir confortável o suficiente para tomar uma decisão. A jornada de compra é o caminho que ele faz desde esse estado de não conhecimento até fechar negócio.

Naturalmente, o tipo de conteúdo que você coloca em seu blog pode fazer o público avançar um pouco mais nessa jornada. Artigos com informações relevantes, por exemplo, ajudam a levar o comprador para o próximo estágio ou mesmo convencê-lo a fazer a compra quando estiver pronto.

O que fazer para ter um blog de sucesso?

Agora que você entende melhor qual é a importância de saber como montar um blog, você deve aprender como usá-lo para gerar resultados. Veja aqui algumas estratégias que você pode implementar:

1. Tenha uma agenda de postagens frequentes

A chave para conseguir manter a atenção do seu público é a consistência. Quando você acompanha algum canal de conteúdo, qualquer que seja, você espera ter algo novo de tempos em tempos. Se você passar um mês sem receber nenhuma atualização, é bem provável que comece a perder o interesse.

O mesmo vale para a estratégia da sua empresa. Tenha sempre algum artigo pronto para ser postado ou em produção, além de uma agenda de postagens programas com antecedência. Isso te dará a consistência que precisa para manter o público interessado.

2. Busque conteúdos mais relevantes para o público

Claro que não basta postar qualquer coisa e achar que seus contatos vão aceitar. Eles precisam de conteúdos que façam alguma diferença, que transmitam conhecimento e/ou que sirvam como entretenimento. Isso não só ajuda a manter o engajamento do público como também é uma ótima ferramenta para fazê-lo avançar na sua jornada de compra. Dois pontos importantes para fechar mais vendas.

3. Seja direto e honesto com seu público

Um dos maiores erros que você pode cometer ao desenvolver seu blog é tentar enfeitar demais sua empresa. Sim, é verdade que você tem que mostrar o seu melhor lado, destacando sempre as qualidades e vantagens, mas também é importante que você não dê nenhuma informação falsa.

O público hoje em dia aprecia autenticidade. Se você está dando uma opinião ou fazendo alguma análise, faça isso com o máximo de sinceridade possível. Com o tempo, todos começam a notar quando um conteúdo não recebe o devido cuidado.

4. Instigue o leitor a cada conteúdo

No final de cada artigo, você tem uma ótima oportunidade de direcionar o público para algum outro conteúdo que se encaixe nos próximos passos da jornada de compra. O ideal é que eles imediatamente leiam outro artigo, te sigam em suas redes sociais ou mesmo que vejam seus produtos e serviços. Para isso servem as chamadas para ação, também chamados de CTAs (Call to Action). Depois de concluir seu assunto, peça uma ação imediata e de fácil execução aos seus leitores. Isso é o que fará seu blog gerar mais conversões e vendas.

Veja como montar um blog para sua empresa

O processo de montagem de um blog já foi bem complicado, exigindo bastante conhecimento em webdesign e programação. Felizmente, isso não costuma ser um grande problema hoje em dia. Há plataformas onde você pode desenvolver seu blog com o mínimo de esforço, mas sem sacrificar as possibilidades de personalização.

Isso significa que não há motivo para não ter um blog. O investimento gera ótimas oportunidades de crescimento, não há nenhum grande custo inicial e essa solução pode ser adaptada à medida que a empresa se desenvolve. Com o tempo e maior amadurecimento do site, não será muito difícil notar os resultados.

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