Em todo negócio é preciso pensar em quais são as formas de pagamento que serão oferecidas para os clientes. Isso não é diferente para quem é Microempreendedor Individual (MEI). Sendo assim, além das opções tradicionais, como dinheiro e máquina de cartão, é importante disponibilizar meios de pagamento móveis.

No mercado, há algumas formas de pagamentos para MEI que incluem os móveis. Sendo assim, a seguir, veremos 3 desses principais meios de pagamento.

1. Carteiras digitais

As carteiras digitais possibilitam que os pagamentos sejam realizados apenas por meio do smartphone. Assim, tanto o cliente como o MEI pode fazer uso apenas do celular para realizar as transações. 

O Code Money é um exemplo de carteira digital. Este aplicativo possibilita que se faça pagamentos, cobranças, transferências e pagamentos à distância. Para isso ele utiliza a tecnologia QR Code.

O MEI pode disponibilizar uma carteira digital em seu smartphone para realizar as vendas. Assim, os seus custos envolvem ter um smartphone e as taxas por transação. No mais, ele e o cliente só têm a ganhar, pois as carteiras digitais são práticas, ágeis e seguras.

2. Pagamento por SMS

Se o seu cliente não dispõe de uma carteira digital, não tem cartão ou mora longe, uma forma de realizar a cobrança é enviar um link de pagamento por meio de SMS. O PagSeguro disponibiliza essa forma de pagamento.

Para que o MEI possa utilizá-lo, basta que ele tenha uma conta na plataforma. Depois é só ir no menu em “Venda Rápida”, inserir os dados do cliente, o valor a ser pago e gerar o link. Por fim, basta copiá-lo e enviar por meio de qualquer rede social.

Assim, quando o cliente receber o link, basta clicar nele e realizar o pagamento. É simples, prático e seguro. 

Além do PagSeguro, o PayPal também oferece esse tipo de serviço. Assim, só é preciso que o MEI tenha uma conta na plataforma. 

Ambas as plataformas cobram por cada venda realizada. Assim, é importante que seja feita a comparação entre as taxas para depois escolher aquela que mais agrade.

3. Máquina com NFC ou QR Code

Algumas máquinas de cartão têm a tecnologia NFC (pagamento por aproximação). Assim, o cliente que tiver em seu celular um aplicativo de pagamento ou uma carteira digital que funcione por meio do NFC, na hora do pagamento, é só aproximá-lo da máquina e concluir a transação.

Para saber se a máquina disponibiliza desse tipo de tecnologia é só conferir se ela tem alguma indicação em forma de desenho ou ligar para a empresa que forneceu ela e perguntar.

Além do NFC, há máquinas que emitem um QR Code, como a da Cielo. Assim, na hora em que estiver realizando o pagamento, basta o MEI escolha a opção de pagar com QR Code. Assim, o aparelho emite o código e o cliente, com seu aplicativo de pagamento aberto, finaliza a transação.

Nesse caso, o MEI precisa adquirir a máquina, que pode ser comprada ou alugada e pagar uma taxa por cada venda realizada. Porém, ele também pode utilizá-la para pagamentos com cartão de débito ou crédito.

Dentre as opções apresentadas de meios de pagamentos móveis, o MEI não precisa disponibilizar todas para seus clientes. É importante que ele ofereça as que os clientes mais procuram. Assim, eles ficam mais felizes por poderem pagar da forma que preferem e o MEI não deixa de vender por não ter como realizar a cobrança.