O marketing de conteúdo pode até parecer simples em um primeiro momento. Mas se adaptar a ele é um dos maiores desafios no mercado de marketing digital hoje em dia. Além da grande concorrência, é necessário chamar a atenção do cliente em meio a tantos estímulos nas redes sociais. Por isso, além de criatividade e estratégia, um bom profissional de marketing precisa estar atualizado sobre o cenário atual da indústria. Afinal, as redes sociais estão sempre com alguma novidade e a mudança é constante no ambiente digital. Mas conseguimos prever para que caminho vai o marketing de conteúdo?
Algumas tendências recentes
Com a facilidade de interação nas redes sociais, uma marca pode conversar diretamente com seus seguidores no ambiente online. Apesar de facilitar o alcance do conteúdo, isso também faz com que o usuário seja mais exigente e com necessidade de respostas imediatas, por exemplo. Além disso, as pessoas rejeitam cada vez mais a propaganda que interrompe o processo de ver o feed pessoal.
Para conseguir uma aceitação maior das pessoas, a empresa precisa saber gerar conteúdo relevante, que não apareça como uma interrupção durante aquele momento de descanso e entretenimento do usuário. E de que formas se pode fazer isso? Separei 4 fortes tendências: algumas mais recentes e outras não, mas todas com grande potencial para crescerem ainda mais;
1) Conte histórias verdadeiras
Apesar de ainda estarmos rodeados de modelos, celebridades perfeitas, histórias de vida sem erros nem defeitos, a tendência é a de que as histórias de gente como a gente sejam cada vez mais procuradas pelas pessoas. Por isso, o storytelling apresenta resultados muito positivos através das histórias e da exaltação da vida real, mais próxima do cotidiano. Já parou para pensar por que os youtubers andam tão famosos, por exemplo? Entre outras razões, porque essas pessoas falam a nossa língua: trazem uma linguagem mais direta e objetiva, bem-humorada e contam histórias que são de fácil identificação. Procure entender as necessidades do seu público e pense em temas relevantes para essas pessoas.
2) Monte uma jornada multicanais
Se grande parte das pessoas não tem apenas uma rede social, por que sua empresa vai ter? É claro que, com planejamento, se define as plataformas que mais têm a ver com a proposta da sua marca e onde seu público está. Porém, é importante manter uma certa diversidade nos locais onde você vai estar presente. Isso é importante porque cada plataforma tem um objetivo diferente e sua marca precisa estar bem adequada a cada um deles. Lembra do que eu disse sobre parecer o menos propaganda possível? ;)
3) Influenciadores? Sim, cada vez mais
O marketing de influência também é extremamente importante em uma estratégia de conteúdo. Como eu mencionei acima, as pessoas se identificam com muita facilidade com conteúdos criados por blogueiros, vlogueiros e outros influenciadores, porque essas pessoas contam uma história que as pessoas querem ouvir. Quanto mais seguidores uma pessoa tem, mais poder de influência ela tem sobre o comportamento de um perfil de consumidor. Uma das formas de gerar conteúdo sem que o usuário se sinta invadido é através dos influencers, atrelando sua marca a uma pessoa que já tem a audiência do público que você quer atingir.
4) Invista em vídeos
Uma pesquisa feita pela HubSpot aponta que 90% dos consumidores afirmaram que algum vídeo os ajudou a tomar uma decisão de compra. Até o final desse ano, a estimativa é de que os video ads sejam responsáveis por mais de 80% do tráfego total da internet. Não é de se surpreender, considerando a popularidade de Youtube, IGTV, Stories e transmissões ao vivo. Pense em como usar os vídeos para chamar a atenção do seu público de forma criativa.
Agora que você leu um pouco mais sobre algumas das tendências para o marketing de conteúdo, termino este artigo com uma dica final, mas igualmente importante: uma das principais formas para ganhar atenção e alcance é com conteúdos relevantes para o seu público. Quanto mais conteúdo de qualidade sua marca entregar para seus seguidores, maiores as chances dessa marca ter um valor para eles.