Saber como fazer Email Marketing adequadamente é o tipo de segredo que faz a diferença para empreendedores e marketeiros.

Existem várias razões para isso (e confie: vamos mostrá-las para você no artigo), como baixo custo, facilidade de implementação, retorno e personalização. 

No entanto, ainda existem muitas empresas que não sabem como fazer Email Marketing corretamente. Por causa disso, perdem oportunidades incríveis de fechar mais negócios e aumentar o faturamento.

Se você não quer ser como elas, leia este artigo até o fim. Se precisar, salve-o nos seus favoritos e volte para consultá-lo depois. Enquanto isso, siga a leitura!

O que é o Email Marketing?

Comecemos colocando os pingos nos is: afinal de contas, o que é Email Marketing?

O Email Marketing é uma ferramenta do Marketing Digital para que a empresa se comunique diretamente com potenciais clientes.

Antes usado como ferramenta de comunicação em massa, sem nenhum tipo de segmentação ou estratégia, hoje o e-mail se tornou um dos maiores pontos de conversão para as empresas.

“Ué, mas o E-mail Marketing não estava morto?”

Talvez você esteja pensando isso mas, se o E-Mail Marketing morreu, alguém esqueceu de contar para as pessoas, porque elas seguem utilizando-o com excelentes resultados.

Se você não acredita, dê uma olhada nessas estatísticas:

  • o ROI médio do E-mail Marketing é de 3.800%. Ou seja: a cada R$ 1,00 investido, há retorno de R$ 38,00 (DMA);
  • para 89% dos profissionais de marketing, os e-mails são a principal fonte de geração de leads (Forrester Research);
  • e-mails tem maior taxa de conversão de compras originadas por mensagens (66%) do que redes sociais ou anúncios (DMA).

O Email Marketing é especialmente útil para quem atua no mercado B2B. Veja:

  • 59% dos profissionais de marketing do mercado B2B dizem que a melhor forma de gerar receitas é por emails (BtoB Magazine);
  • funcionários gastam 13 horas por semana para checar suas caixas de entrada (McKinsey & Company);
  • estratégias de Email Marketing são usadas por 83% dos profissionais de marketing no mercado B2B (Content Marketing Institute).

Deu para ver que de morto o Email Marketing não tem nada, né? Mas, como alcançar excelentes resultados com ele?

Que tipo de ações você precisa tomar para ter sucesso na sua estratégia? Veja 7 dicas de ouro a seguir!

1. Determine qual o objetivo da sua estratégia de Email Marketing

Nós não temos uma estatística para explicar porque tanta gente não consegue trabalhar com Email Marketing mas, se fôssemos tentar adivinhar, nosso palpite seria falta de estratégia.

O primeiro e fundamental passo de qualquer email (e, francamente, de qualquer ação de Marketing) é definir qual o seu objetivo.

Uma estratégia de Email Marketing pode ter muitos fins. Por exemplo:

  • direcionar tráfego para site;
  • gerar vendas;
  • educar o mercado;
  • nutrir o lead.

Você pode até misturar vários objetivos na sua estratégia!

Por isso, você deve começar o seu planejamento determinando exatamente o que quer alcançar e quais as métricas e indicadores de desempenho que definirão o seu sucesso.

2. Segmente a sua lista de emails antes de mandar a mensagem

A segmentação é uma das pedras angulares do sucesso de qualquer estratégia de Marketing Digital e, com o Email Marketing, não é diferente.

O grande segredo de como fazer Email Marketing é conseguir se comunicar adequadamente com o público.

No entanto, nem todo mundo na sua lista de emails quer a mesma coisa ou está no mesmo momento da jornada do cliente.

Por isso, segmente seu público por personas e estágios do funil de vendas para traçar uma comunicação mais eficaz com ele. Se você não acredita, fique com esta estatística:

  • Emails personalizados contam com taxa de conversão 6x maior (Experian).

3. Ofereça conteúdo de valor para a sua lista de emails

Quando o assunto é fazer Email Marketing, o conteúdo é rei. Ainda é e será por muitos anos.

Para que a estratégia tenha sucesso, é necessário produzir um conteúdo que seja relevante para o público. Ou seja, um material que ofereça valor e ajude a persona a resolver uma das suas dores, além de conduzi-lo pela jornada de compras.

4. Aprenda como criar assuntos irresistíveis

Em média, um funcionário de escritório recebe aproximadamente 120 emails por dia. Ou seja: você tem de 3 a 4 segundos para conquistar a atenção dele antes e convencê-lo a abrir sua mensagem.

A melhor maneira de fazer isso é investir em assuntos irresistíveis para os seus emails. Somente assim você consegue entregar a sua mensagem para o alvo.

As regras básicas para um bom assunto são as seguintes:

  • de 25 a 50 caracteres;
  • personalizado (a chance de abertura é maior);
  • com caracteres diferentes ou emojis;
  • use números e estatísticas.

Realmente capriche no assunto do seu email. Esse é um dos principais segredos de como fazer Email Marketing. Afinal, cerca de 69% das pessoas marcam uma mensagem como spam apenas com base no assunto dela.

5. Saiba a importância do Design ao montar o seu email

O design é um dos pontos mais negligenciados por quer saber como fazer Email Marketing. E, por isso mesmo, é uma das principais razões de quem falha na estratégia.

Além de fazer o público abrir o email, é importante capturar sua atenção para que ele leia a sua mensagem. E o design tem parte importante nisso.

Use imagens, gifs e conceitos de escaneabilidade para deixar seu email mais agradável e capaz de prender a atenção do leitor.

Mas atenção: lembre-se de que 53% dos emails são abertos em dispositivos móveis. Por isso, cuide para que suas imagens não sejam pesadas demais.

6. Lembre que o CTA é parte essencial de como fazer Email Marketing

Depois da abertura e leitura, o terceiro grande pilar do sucesso do Email Marketing é a conversão.

Isso significa que sua mensagem precisa vir com um bom CTA para converter o leitor, seja para um produto à venda, seja para algum artigo ou ebook.

Se a sua mensagem for muito longa, coloque o CTA no começo e no fim (talvez até no meio). E não tenha medo de parecer imperativo: o segredo é criar urgência com termos como “Clique aqui” ou “Saiba já”.

7. Monitore os resultados para aprender como fazer Email Marketing

Depois de montar a mensagem perfeita e enviá-la para sua lista, o que você faz? Começa a planejar a próxima?

Não! O segredo de como fazer Email Marketing é aprender como ler os resultados e elaborar medidas para melhorá-los.

Lembra que dissemos que é preciso definir métricas de sucesso? É aqui que elas entram em campo. Verifique a sua taxa de abertura e conversão e faça testes para melhorá-la.

O básico de como fazer Email Marketing com sucesso são essas 7 dicas de ouro que demos para você. Coloque-as em prática e repita o processo até alcançar os resultados que deseja.

No entanto, ainda existe muito mais a aprender sobre o assunto. Se você quer explorar essa ferramenta ao máximo e aproveitar tudo que ela tem a oferecer, matricule-se agora mesmo no Curso de Email Marketing da Universidade Rock Content!