O avanço tecnológico fez os meios digitais se tornarem ferramentas fundamentais para o sucesso de um negócio, isso vale tanto para as grandes quanto para as pequenas empresas. Por essa razão, dicas de Marketing Digital são de grande valia.

E, neste artigo, trazemos os detalhes desse tipo de estratégia que você deve conhecer e, por fim, 9 valiosas dicas de Marketing Digital! Vamos lá? 

O que é Marketing Digital?

Primeiro, é necessário discutirmos brevemente o que faz o Marketing Digital. 

As atividades que utilizam ferramentas digitais para comercializar produtos e serviços, divulgar e propagar marcas ou idéias, além de estabelecer um relacionamento mais próximo com os consumidores são abrangidas pelo Marketing Digital. 

Logo, ele auxilia as empresas ou mesmo empreendedores individuais a alcançarem diferentes públicos, além de identificarem novos potenciais clientes de forma personalizada e eficaz.

Quais são os benefícios do Marketing Digital?

Como dito anteriormente, a evolução das tecnologias trouxe uma maior facilidade, conforto e oportunidade para o uso de estratégias do Marketing Digital nos planos de negócio. 

Afinal, a internet possibilitou que a forma de conversar e manter contato com o público mudasse, passando de uma maneira mais genérica à uma forma personalizada.

Dessa forma o Marketing Digital cresce a cada dia, acompanhando o desenvolvimento das tecnologias, possibilitando àqueles que o aderem vantagens em relação ao mercado e seus concorrentes. Vejamos algumas!

Maior alcance do público

Levando em consideração que o Marketing tradicional se limita à uma área geográfica, com o Marketing Digital é diferente. Suas atividades são feitas online, alcançando, com isso, um público maior de forma mais produtiva.

Efeitos determináveis

Com o Marketing Digital, é possível medir os resultados dos desempenhos das suas estratégias. Logo, uma vez que você dê início às suas ações, poderá acompanhar as métricas para saber o quão eficaz elas estão sendo. Existem ferramentas com as quais você pode fazer isso. 

Por meio delas, você pode ter acesso ao número de pessoas que visitou o seu site diariamente (tal como faz o Google Analytics), quantas pessoas assinaram sua newsletter (que pode ser feito por ferramentas de automação como o MailChimp) e assim por diante.

Melhores taxas de conversão

Os canais digitais facilitam a vida do cliente que pode fazer a compra do seu produto ou serviço até mesmo no aconchego de seu lar. 

E o mesmo vale para empresas. Modelos de negócio que seguem a linha do Inside Sales, por exemplo, faz com que o dono do negócio ou seu vendedor não tenham que ir ao encontro do cliente, dispensando o estresse do trânsito, gastos com transporte e a perda de um ativo muito importante do seu negócio: o tempo.

9 dicas de Marketing Digital que toda empresa precisa saber

Como tem crescido o número de empresas que usam estratégias de Marketing Digital, listamos 9 dicas para que você possa se destacar. Vamos vê-las?

1) Tenha seu site sempre atualizado

O site da sua empresa representa seu produto e seus serviços de forma virtual, seus possíveis clientes usam a internet para pesquisar ofertas como a sua.

Logo, mantenha seu site sempre atualizado, assim como os conteúdos do seu blog, para que seu posicionamento no Google melhore e as chances do seu público lhe encontrar aumentem.

2) Tenha um site rápido

Ninguém gosta de esperar, isso inclui os seus clientes. Por isso, invista em otimizações de desempenho da sua página. Páginas lentas que demoram a carregar têm uma maior taxa de rejeição.

3) Produza conteúdos de qualidade

É fundamental que seus canais digitais tenham conteúdos bem produzidos que solucionem as dúvidas que seus prospects e clientes possam ter. Isso vai mantê-los interessados a continuar consumindo os seus conteúdos.

4) Faça E-mail Marketing

Apesar das redes sociais estarem ganhando cada mais destaque, é necessário também o uso de e-mails para se comunicar com cliente de forma a gerar neles um senso de exclusividade. Afinal, pelo e-mail, você consegue interagir com ele de maneira personalizada, fazendo com que ele se sinta sempre bem tratado.

5) Foque as ações na sua persona

É preciso saber com quem você está lidando para manter o bom relacionamento com o cliente. Fazemos isso definindo bem a persona, personagem fictício que representa o seu cliente ideal. 

Você pode criá-la por meio de pesquisas, entrevistas e dados reais que você tenha a respeito do seu público.

6) Esteja presente nas redes sociais

Seu público, com certeza, usa redes sociais, por isso é fundamental que invista também nesses canais para manter a comunicação e relacionamento com seus clientes.

Porém, lembre-se que você não precisa estar presente em todas as redes. Leve em conta aquelas que são mais usadas pela sua persona e faça seu negócio estar presente nelas.

7) Conheça as fases do seu funil de vendas

O funil de vendas é a representação da jornada de compra do seu cliente, isto é, os passos que ele dá nos meios online até comprar o seu produto ou serviço.

Essa jornada começa no topo do funil, momento em que o cliente descobre ter um problema. No meio do funil, ele começa a buscar soluções para isso. Por fim, no fundo do funil, ele encontra a empresa que irá sanar o problema que tem.

8) Lembre-se da CTA (Call to Action)

O CTA é um termo em inglês, traduzido como Chamada para Ação, ou seja é um convite de interação com o visitante da sua página. 

O CTA pode levá-lo a responder um questionário, baixar um e book, falar com um consultor, etc. Portanto, é uma forma de fazer com que o seu visitante execute a ação que você espera após ler o seu conteúdo.

9) Tenha um plano de marketing

Um planejamento detalhado com estratégias de onde se quer chegar é fundamental. Por isso, tenha um plano de marketing que aponte o almejado caminho de sucesso que sua empresa merece! 

Essas dicas de Marketing Digital lhe foram úteis? Pois, compartilhe conosco suas idéias e dúvidas deixando um comentário aqui neste post. Até a próxima!