Você, provavelmente, já deve ter visto uma campanha nas redes sociais sendo realizada por influenciadores digitais. Esse tipo de tática é cada vez mais comum nas estratégias de marketing nas redes sociais e isso se deve à mudança de comportamento dos usuários nesses canais.

Antigamente, tudo na Internet começava com uma busca. Mas agora a jornada mudou, primeiro os usuários descobrem as marcas e produtos pelas redes sociais para depois se interessarem a procurar mais informações no Google, YouTube, sites ou blogs. E essa foi a porta de entrada para os influenciadores digitais nas redes.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto QualiBest, os Influenciadores Digitais se tornaram a segunda maior fonte de influência em uma tomada de decisão de compra, perdendo apenas para indicações de amigos e parentes, que alcançaram 57%. 

Os dados mostram que trabalhar com influenciadores pode potencializar os resultados de uma empresa nas redes sociais, independente do seu porte ou área de atuação.

E, se você acha que para trabalhar com marketing de influência sua empresa precisa ser reconhecida no mercado ou ter um grande orçamento, continue lendo esse post e você verá que não é bem assim. 

Marketing de influência: como elaborar estratégias de sucesso?

A primeira coisa que você precisa fazer para ter sucesso com marketing de influência é construir um relacionamento genuíno com os seus parceiros (influenciadores).

A relação entre a marca e o influenciador não pode ser simplesmente comercial. Quando a parceria transparece artificialidade, a campanha pode passar a impressão de ser forçada e dificilmente terá os resultados esperados.

Esses resultados podem representar muito mais do que a compra de um produto ou serviço, a opinião de um influenciador pode fortalecer a percepção das pessoas sobre a marca e, ainda mais: mudar a visão que alguém tem sobre o seu negócio.

Por isso, é fundamental fazer parcerias duradouras com influenciadores que tenham, de fato, afinidade com seu público, produto/serviço, valores e abordagem – ou seja, é preciso encontrar os embaixadores da marca.

E, para as empresas que não contam com orçamento inicial, nem todas as propostas de parcerias precisam ter investimento financeiro. Existem outros modelos que podem ser trabalhados, incluindo a co-criação de conteúdo, troca de valores como convite para eventos, produtos e outros. Se sua marca já tem um volume de seguidores nas redes sociais, suas chances de sela uma parceria gratuita é ainda maior. 

Lembre-se: mais do que dinheiro, influenciadores digitais querem ter mais influência! 

Qual é o influenciador ideal para cada etapa da jornada de compra?

Saber quando usar os influenciadores é fundamental para elaborar estratégias de marketing assertivas, e estas devem ser compatíveis com cada etapa do funil do marketing.

Para ações de topo (início da jornada de compra), os macro-influenciadores – ou até mesmo as celebridades com muitos seguidores – são as melhores opções. Por se tratar de uma etapa que tem o ganho de visibilidade como objetivo principal, a ideia é explorar influenciadores com maior potencial de alcance. A ideia é colocar seu produto/marca no radar dos potenciais consumidores, ok?

Mas, não se desanime se a parceria com esse nível de influenciador for cara ou distante demais para o seu negócio. Você tem ainda outras opções muito mais acessíveis e igualmente efetivas para as próximas etapas da jornada de compra do seu potencial cliente.

Para o meio da jornada, os influenciadores de nicho – considerados especialistas em um assunto – com menor número de seguidores são os mais indicados. Eles possuem autoridade maior que os marco-influenciadores, apesar da abrangência ser mais limitada. E, como a estratégia aqui é gerar autoridade para a marca, apostar nos especialistas é a escolha certa a fazer.

Agora, para o fundo do funil, os micro-influenciadores são fundamentais. Eles têm como vantagem uma proximidade maior com a audiência, o engajamento dentro dos seus conteúdos tende a ser maior e o poder influência em uma decisão de compra também. Como, nesta etapa, o consumidor já está mais próximo da tomada de decisão investir em micro-influenciadores é o mais indicado.

E, não acabou por aqui, existe ainda uma última categoria de influenciadores, que vem ganhando cada vez mais força – os nano-influenciadores. Eles são usuários da marca (clientes, fãs, seguidores) que produzem conteúdo de maneira espontânea, mais conhecido como UGC (User Generated Content). Também indicado para a última etapa do funil do marketing.

Como encontrar os influenciadores certos para o seu negócio?

No profundo oceano de influenciadores digitais, encontrar o perfil certo para o seu negócio pode ser um grande desafio. Antes de sair buscando nas redes sociais é importante saber em quais dados você deve se basear para tomar sua decisão.

Para acertar na escolha, esqueça métricas como likes e número de seguidores. Analise a frequência de postagens, a qualidade do conteúdo, os comentários e as interações.

Lembre-se, o influenciador com maior poder de conversão não é necessariamente aquele que apresenta o maior número de seguidores, mas, talvez, o que tenha uma qualidade de engajamento melhor. Ou seja, ele responde a todos os comentários, seu tom é bastante próximo da sua marca, os usuários comentam sobre a qualidade dos seus conteúdos, etc.

Essa análise aumentará suas chances de fechar parcerias certeiras, com figuras que realmente são autoridade para o seu público. 

Conclusão

Como você viu, os influenciadores digitais são uma verdadeira ponte entre a marca e o público. Invista nesse tipo de trabalho e ganhe a confiança de seus consumidores com uma comunicação mais próxima.Se você quiser se aprofundar em estratégias mais avançadas de Marketing Digital, baixe gratuitamente o e-book “Unbound Marketing: um modelo vencedor para sua estratégia digital”.