Os pagamentos instantâneos são a nova promessa do Banco Central (BC) para simplificar as transações financeiras. No momento ele está em fase de estruturação e regulamentação. Mas, segundo informações do BC, em novembro de 2020 o aplicativo de pagamento instantâneo será disponibilizado.

Porém, quais são as principais mudanças dessa nova forma de pagamento e como ela irá impactar os Microempreendedores Individuais (MEI)? É sobre isso que veremos a seguir.

O que são os pagamentos instantâneos?

Os pagamentos instantâneos vão funcionar por meio de aplicativo. Assim, a qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana você pode pagar por suas compras por meio do seu smartphone. Aliás, o dinheiro fica disponível em questão de instantes para o beneficiário.

Hoje em dia, já temos algumas opções de pagamentos instantâneos, porém, eles não funcionam no final de semana e nem de noite, como é o caso da TED. Além disso, alguns bancos digitais já disponibilizam a opção de realizar transferências entre contas e ter o dinheiro disponível em instantes, porém, essa funcionalidade é limitada a alguns dias da semana e a alguns horários.

Sendo assim, os pagamentos instantâneos vão trazer mais praticidade, comodidade e agilidade nas transações. Dessa forma, as pessoas poderão sair apenas com um smartphone, sem a necessidade de levar cartão e dinheiro em espécie na carteira. Isso proporciona mais segurança.

Quais mudanças eles vão proporcionar para quem é MEI?

Vimos os benefícios dos pagamentos instantâneos, porém o que vai mudar para quem é MEI? Para responder a essa pergunta, precisamos considerar o MEI que tem um negócio físico e o que tem uma loja virtual. 

No primeiro caso, o que vai mudar é a forma de receber por suas vendas. Um dos pontos é que o MEI poderá utilizar apenas o celular para receber pelas vendas e logo após a venda o dinheiro já vai estar disponível em sua conta. Outro ponto é que a finalização da venda vai ser mais rápida e mais segura.

Já o empreendedor que tem uma loja virtual, vai se beneficiar pela questão de que ficará muito mais fácil para o cliente pagar pela compra online. Hoje, por exemplo, muitas pessoas deixam de comprar pela internet por não terem cartão. Já com o pagamento por meio do smartphone, as pessoas não veriam muita diferença e acabariam comprando mais. 

Na Suécia, por exemplo, onde já foi implementado o pagamento instantâneo, houve um crescimento de 50% nas transações P2M (pessoa para mobile) e P2P (pessoa para pessoa). Então, o que se espera é que algo parecido aconteça aqui no Brasil.

O único ponto é que os Microempreendedores deverão se adaptar a esse novo meio de pagamento. Para isso, quando o Banco Central liberar o aplicativo de pagamento instantâneo, é só instalá-lo no smartphone. Assim, o empreendedor já poderá se beneficiar das vantagens oferecidas por essa nova forma de pagamento. 

Além do mais, ele não precisará ficar preocupado se o seu app é o mesmo do cliente ou não. Pois, o Banco Central quer desenvolver um sistema único para não haver incompatibilidade na hora das transações. Então, é só esperar até final de 2020 para começarmos a utilizar os pagamentos instantâneos.