Você provavelmente já conhece o Twitter. A rede social que tem como marca as mensagens de até 240 caracteres é também um canal muito interessante para as empresas. Tanto é que oferece recursos exclusivos para marcas. Anúncios, painel de dados, segmentação e dicas são alguns desses recursos. 

Mas, o Twitter tem suas particularidades. Pense que, no Twitter, as pessoas estão em busca de informações, notícias e, claro, querem participar de conversas. Marcas que se posicionam sobre os mais variados assuntos nessa rede social têm a possibilidade de gerar empatia e identificação com seu público.

E, contra todos os que insistem em afirmar que o Twitter morreu, os números mostram o contrário. A rede social recebe um grande número de visitantes diariamente, sendo mais de 41 milhões de usuários apenas no Brasil.  E, a estimativa é que, até 2020, a plataforma tenha quase 400 milhões de usuários no mundo, como mostra o gráfico da pesquisa realizada pelo eMarketer.

Mas, como usar o Twitter para promover seu negócio? Veja nossas dicas abaixo.

Antes de tudo, crie uma conta business

Assim como o Facebook e o Instagram, o Twitter oferece recursos adicionais para empresas em sua conta business. Nossa primeira dica, então, é: tenha um perfil comercial no Twitter. 

Para isso, acesse a plataforma e insira todas as informações da empresa como nome completo, e-mail e senha. Nesta etapa será solicitado o seu “nome de usuário”, o ideal é que você coloque o nome da marca. Feito isso basta clicar em "criar minha conta". 

Você receberá no endereço cadastrado um e-mail de confirmação. Clique no link e pronto, a empresa está no Twitter. 

Personalize o perfil

Você seguiria um perfil sem foto e sem informações, totalmente às cegas? Provavelmente não, né? O seu perfil representará a sua empresa para milhares de pessoas. Por isso invista em uma foto profissional e elabore uma bio para twitter que diga em poucas palavras o que a empresa faz e para quem faz.

Mantenha seu perfil público

Isso pode parecer óbvio, mas ainda acontece com frequência. Um dos maiores erros que um gerente de mídia social pode cometer ao usar o Twitter para negócios é tornar seu perfil privado. 

Como a empresa está publicando conteúdo, buscando interação, monitorando seguidores ou realizando qualquer outra ação com foco nos clientes. Se a conta estiver privada, seu alcance será limitado, quase nulo.

Planeje seu conteúdo

Conhecer a fundo o seu público certamente ajudará a encontrar o conteúdo e o tom de voz mais adequado para uma comunicação assertiva. 

Então, planeje o seu conteúdo. Você pode fazer isso através de um calendário editorial, colocando em pauta datas comemorativas ou outros temas que possam ser relevantes para a sua audiência. 

Use hashtags estratégicas

Saber como usar hashtags no Twitter é essencial para ampliar o alcance e categorizar os seus posts de maneira estratégica. Desta forma, você consegue atingir um público mais qualificado que está comentando ou procurando pelo mesmo assunto que você postou. 

Você pode usar hashtags para destacar promoções, participação em eventos, fazer campanhas, sorteios, concursos e muito mais.

Fique atento aos Trending Topics

No Twitter os assuntos mais comentados do momento são exibidos nos Trending Topics. Aproveitar a ocasião para comentá-los pode ser uma excelente alternativa para obter visibilidade. Para isso, faça comentários de maneira inteligente e oportuna. 

Siga pessoas e marcas relacionadas

Se você deseja se conectar com as principais pessoas e empresas do seu setor, siga-as. Além de ser uma oportunidade de observar a postura destes perfis e os assuntos comentados por eles, eles podem, inclusive, te seguir de volta se encontrarem um perfil interessante. 

Interaja com seu público

Ao contrário do que muitos pensam, você não vai usar o Twitter só para postar assuntos sobre o seu negócio - isso pode ser chato e maçante para usuários. 

Além de fazer postagens, é importante responder tweets, monitorar o que as pessoas estão falando sobre a marca e interagir com elas. Essa interação pode ajudar a conhecer melhor o seu público, adequar seu conteúdo de acordo com os interesses deles e até mesmo conquistar retweets.

Faça anúncios pelo Twitter Ads

Assim como em outras redes sociais, o Twitter possui um recurso de anúncios na plataforma que permite a divulgação de campanhas de marketing, com posts patrocinados e relatórios de desempenho.

Aproveite esse recurso do Twitter para empresas, faça campanhas segmentadas e aumente a probabilidade do seu anúncio chegar até o público ideal. Você pode vender um produto, conseguir seguidores e aumentar o engajamento do público com a marca, entre outros.

Use o Twitter Analytics

Com o Twitter Analytics você consegue acompanhar dados valiosos do seu perfil, medir seu engajamento e aprender como fazer de seus tweets um sucesso. Através da plataforma você poderá explorar seus seguidores, por dados demográficos, interesses e localização para segmentar suas campanhas de maneira mais assertiva.

São inúmeros dados que você pode analisar, a taxa de conversão para o site ou landing page da marca, por exemplo, ou até mesmo os números de impressões, menções e engajamento das postagens para saber como anda a sua performance.

Como você pode ver, o Twitter não é apenas uma rede social de jovens, dedicada aos memes e postagens engraçadinhas. Investir na plataforma com a estratégia certa é fundamental para que a marca se torne referência, aumentando sua visibilidade e relevância.