Nas últimas décadas, muita coisa aconteceu: pessoas nasceram, tecnologias foram inventadas, empregos diferentes passaram a fazer parte do cotidiano de todos, entre outras situações.

Diante de tudo isso, é fato que a informação e a reinvenção sobre a maneira de agir em diferentes situações precisaram ser discutidas. Afinal, se tudo se modifica, alguns hábitos precisam se modificar também.

No mercado de trabalho, por exemplo, as inovações não param de surgir. Se antes muitas atividades eram feitas manualmente, hoje elas já contam com o apoio de sistemas computacionais a fim de agilizar o processo. E aí, para que o acompanhamento de tudo isso seja possível, o desenvolvimento de novas habilidades é necessário.

Atualmente, uma das categorias que mais cresce a cada ano no âmbito profissional é a de Microempreendedor Individual, o famoso MEI. Isso acontece porque as pessoas encontraram nessa categoria uma forma de profissionalizar ainda mais o seu negócio, sejam elas manicures, pedreiros, redatores ou caminhoneiros.

Para se ter uma noção de quanto o MEI é importante, a Receita Federal se uniu ao Sebrae para fazer um levantamento sobre a abertura de empresas no Brasil em 2021. Ao todo, 80% de todos os CNPJs abertos são referentes aos microempreendedores individuais. E mais: hoje, 27% do PIB brasileiro é representado pela categoria.

Só que como o número de MEIs aumenta a cada dia, a concorrência aumenta também. E para se manter competitivo no mercado, todo profissional precisa se atualizar, a fim de garantir o sucesso do negócio. Para isso, não há muito segredo, basta querer aprender.

E se você tem vontade de ler e aprender coisas novas para serem aplicadas em seu dia a dia profissional, que tal começar pelos e-books gratuitos que o MaisMei preparou? São 7 conteúdos totalmente grátis para te ajudar a entregar sempre o seu melhor!

1. Guia completo do MEI

Assim que você formaliza o seu negócio, muita coisa precisa ser feita. Afinal, não basta ter um CNPJ, é preciso seguir várias regras para que ele não seja cancelado.

No e-book “Guia completo do MEI”, você vai conhecer quais são os benefícios do MEI, bem como as obrigações fiscais que a categoria tem. Dentre os assuntos abordados, estão:

  • Direitos e deveres do MEI;
  • Como emitir nota fiscal;
  • Contabilidade para MEI;
  • Parcelamento das guias DAS;
  • E mais!

Não deixe de acessar o conteúdo e fique por dentro de tudo o que você precisa saber sobre a categoria.

2. Abra sua empresa sem dinheiro

Se você tem muitas ideias, mas não coloca nenhuma em prática por achar que não tem o dinheiro suficiente, o e-book “Abra sua empresa sem dinheiro” vai te ajudar.

Com esse conteúdo, você vai conhecer dicas práticas de como abrir sua empresa com pouco ou nenhum capital. Quer um exemplo? Planejamento de negócios, que é algo que todos sabem que é necessário, mas poucos fazem.

3. Gestão financeira para microempreendedores

Como o próprio nome já sugere, os microempreendedores individuais normalmente gerem o seu negócio de forma sozinha. Da produção ao financeiro, tudo o que envolve um MEI passa pelo indivíduo.

É por isso que com o e-book “Gestão financeira para microempreendedores” você vai aprender a aplicar na prática a gestão financeira, além de assumir e elevar as suas finanças.

4. Profissionalize sua empresa MEI

De acordo com estudos recentes, em torno de 50% dos novos empreendimentos encerram suas atividades após 3 anos. E como você não quer que isso aconteça com sua empresa, o ideal é conferir o conteúdo “Profissionalize sua empresa MEI”.

Com ele, você vai saber como planejar o crescimento do seu negócio e também aprender a investir nele. É o e-book certo para quem quer ser grande!

5. Tire sua empresa do vermelho

Muitas vezes, o dinheiro investido em um negócio não traz o retorno financeiro necessário de imediato. E aí, muitas soluções precisam ser encontradas.

Com o material “Tire sua empresa do vermelho”, você vai aprender a recuperar o fôlego e a saúde financeira do seu negócio. Para isso, tópicos como identificar a origem e o tamanho da dívida, estratégias para sair do vermelho e organização de finanças serão abordados.

6. Da identidade visual da sua marca à gestão financeira do seu MEI

Toda empresa, para se destacar da concorrência, precisa ter os seus diferenciais. Por isso, contar com um logo profissional é fundamental para os negócios que querem ser respeitados e se posicionar como autoridades em seu nicho.

No e-book “Da identidade visual da sua marca à gestão financeira do seu MEI”, você vai entender o porquê de ter uma identidade visual coerente e também como isso impacta na administração de suas finanças.

Imprescindível para todos os profissionais da categoria!

7. Guia completo do MEI Caminhoneiro

Muitas pessoas encontraram no MEI uma maneira de possuir um CNPJ sem ter que enfrentar muitas burocracias – inclusive os caminhoneiros.

Por isso, se você faz parte da classe caminhoneira, o e-book “Guia completo do MEI Caminhoneiro” vai te ajudar com várias informações sobre a categoria, incluindo direitos e deveres, emissão de NF e CT-e e organização das finanças.

Como o MaisMei ajuda o Microempreendedor Individual

Quando uma pessoa decide pelo MEI, é normal que muitas dúvidas surjam no meio do caminho. Por isso, o MaisMei surgiu para dar apoio a todas as pessoas que decidiram pelo microempreendimento individual.

Do apoio ao gerenciamento do negócio até o acompanhamento do status das guias de pagamento DAS, a nossa plataforma auxilia o profissional de maneira simples e organizada. Com ela, você pode abrir o seu CNPJ MEI, ter acesso ao cartão CNPJ e encontra diversas soluções de parceiros do MaisMei fazer parcerias em um único lugar.

Ficou curioso? Então conheça melhor o MaisMei por meio dos seguintes canais: