Você tem um negócio local e gostaria de aumentar a sua visibilidade? O marketing digital e de conteúdo pode ajudar você com isso. Ao contrário do que muita gente pensa, não é necessário ter uma grande quantia de dinheiro para investir na divulgação no ambiente digital. Por isso, não importa o tamanho da sua empresa, você pode se beneficiar muito das oportunidades que a internet oferece para transformar seu produto ou serviço em referência. Dê uma olhada nas nossas 7 dicas de conteúdo para negó15cios locais e veja como atrair o público certo:

1. Crie uma ou mais personas

Antes de começar a criar, é necessário fazer um planejamento para entender o objetivo da sua empresa ao criar conteúdo, como seus concorrentes estão se comunicando e, principalmente, para quem você quer comunicar. Nesse último caso, a forma mais popular de entender seu cliente é criando uma persona: o perfil do cliente que você quer atrair para seu negócio.

Na hora de criar uma persona, os detalhes são importantes: idade, profissão, hábitos, necessidades, estilo de vida, problemas, etc. Crie no mínimo 3 personas e, a partir daí, pense no tipo de conteúdo que resolveria o problema desses personagens. Por exemplo, se sua empresa fala sobre saúde, moda, carros ou vinhos, pode ser que seu cliente esteja interessado em aprender mais sobre o tema referente ao seu negócio. Mas se o seu negócio é um bar ou balada, por exemplo, pode ser que seu cliente queira ver as fotos do fim de semana ou que esteja interessado em saber as últimas novidades no mundo da música.

Não existe uma fórmula única para criar conteúdo e, por isso, é muito importante definir o tipo de público que você quer atingir. Experimente sites que ajudam na criação das personas.

2. Profissionalize as redes sociais do seu negócio

Apesar das mídias sociais serem reconhecidas por aproximarem as empresas dos consumidores, é importante manter uma imagem profissional do seu negócio. Você pode fazer isso de algumas formas simples:

  • Utilize os formatos comerciais de cada rede social

O Instagram disponibiliza o perfil comercial, onde você tem acesso a uma plataforma de negócios da rede. Com esse perfil, você pode analisar os melhores horários para publicar conteúdo, encontrar dados sobre seus seguidores, incluir telefone, endereço e e-mail no seu perfil e mais. Se você ainda não tem perfil comercial para seu negócio, é muito fácil mudar isso: é só ir nas configurações da conta, escolher a opção "Mudar para perfil comercial" e vincular a conta do Instagram com a página do Facebook.

Por falar em Facebook, um erro cometido muitas vezes por gestores de pequenos negócios é confundir um perfil pessoal com uma página. Enquanto o pessoal é o perfil do Facebook como conhecemos, onde adicionamos amigos e publicamos sobre o que acontece em nossas vidas, uma página é um perfil mais profissional, voltado justamente para empresas, pequenos negócios e instituições. Na página, você não precisa fazer amigos - as pessoas curtem e começam a seguir as suas atualizações. Além disso, com a página, você também tem acesso a vários dados dos seguidores, do desempenho de cada post, qual o melhor horário para publicar algo e muito mais. Se você tem um perfil pessoal para seu negócio, é fácil transformá-lo em página: é só clicar aqui e seguir as instruções para migrar seu perfil.

  • Seja profissional também nas postagens

O maior erro cometido por alguns negócios locais é o de usar a página da empresa para compartilhar conteúdos pessoais. Antes de publicar, pense se aquilo tem relação direta com o produto ou serviço que você vende. Se a resposta for não, mas ainda assim você quer compartilhar, use seu perfil pessoal para isso.

Lembre-se que as pessoas que curtem a página da sua empresa estão ali para saber mais sobre a sua empresa, seus produtos e serviços. Portanto, o objetivo principal das postagens é gerar interesse na sua empresa e incentivar seu público a adquirir seu produto ou serviço. Publicar algo que não tenha a ver com isso causa estranhamento para quem recebe esse conteúdo, e isso pode gerar o efeito contrário ao que você espera: você pode perder engajamento. Quanto mais postagens pessoais o perfil da sua empresa tiver, maior a chance de perder seguidores.

3. Pense em como atingir o público local

Estar presente na internet pode significar atingir um público mais distante de onde você está, e isso é ótimo. Mas antes, é importante atingir as pessoas mais próximas e se tornar uma referência localmente. Assim, seu negócio ganha mais credibilidade, inclusive se seu objetivo é conquistar outros públicos no futuro. Veja como você pode buscar reconhecimento local:

  • Utilize os guias locais

Ter perfil nas redes sociais não é o único requisito para ser facilmente encontrado na internet. Se o seu negócio tem espaço físico, como um restaurante ou um hotel, por exemplo, é muito importante contar com sites e guias mais específicos, como o TripAdvisor ou o Booking. Caso sua empresa não necessariamente atraia turistas, como uma loja de roupas ou uma papelaria, procure sites que reúnam os dados dos negócios locais (como se fossem as antigas páginas amarelas, lembra?) e se inscreva neles. Se você trabalha na área da saúde, que tal se inscrever em guias como o DoctorAlia e o Dr. Consulta?

  • Cadastre seu negócio no Google My Business

Sabe quando você procura um lugar específico no Google Maps e encontra avaliações e notas? Com o Google My Business, você "inscreve" seu espaço físico nos dados do Google e faz com que sua empresa esteja disponível no Maps e no próprio buscador. E fazer o cadastro é muito fácil: é só baixar o aplicativo que está disponível para Android e iOS.

  • Crie conteúdo relevante para seu público local

Como você pode usar sua região na produção de conteúdo? Isso depende do seu negócio, mas veja alguns exemplos: se você tem uma imobiliária, ou é corretor de imóveis, pode falar um pouco sobre cada bairro, sobre o tipo de arquitetura presente na sua cidade, prédios históricos conhecidos, etc. Se você tem um bar ou algum negócio relacionado a música, pode falar sobre artistas locais. Se existe algum feriado ou evento relevante localmente, que tal realizar uma promoção específica para esse período? São apenas alguns exemplos, mas que mostram a probabilidade de criar um conteúdo específico e fácil de identificação. Quanto mais conteúdo local você publicar, maior a probabilidade de se tornar uma referência na região onde você está.

  • Procure grupos locais

Os grupos do Facebook são muito fortes e é muito comum encontrar algum sobre sua cidade, estado, ou até do seu bairro. Lá, também é comum encontrar dúvidas das pessoas e pedidos de indicações. Que tal utilizar esses grupos para divulgar seu negócio entre os moradores? Veja se o grupo permite divulgação de promoções e propaganda e, caso seja possível, divulgue! Caso não seja possível, peça para seus clientes fazerem boas avaliações.

  • Utilize hashtags

No Instagram, elas são extremamente essenciais para que seu negócio apareça na busca de algum outro usuário. Por isso, é importante usar hashtags que sejam relacionadas à sua empresa. Para isso, estude quais são as hashtags mais buscadas no segmento que você está presente. Aqui, valem hashtags gerais, como #moda e #outonoinverno, mas também é importante incluir hashtags locais, como #saopaulo e #ilhabela. Você também pode criar uma hashtag própria para seu negócio e incentivar os seguidores a usá-la para aparecerem na sua página.

4. Mantenha frequência nas postagens

Imagine a cena: você está procurando um restaurante para jantar e ouve falar do XYZ. Procura o perfil dele no Instagram para saber o menu do dia, encontra a página mas a última atualização foi há três meses atrás. De nada adianta criar os perfis sem atualizá-los: como o primeiro contato que você tem online com o consumidor é por ali, não publicar com frequência pode trazer a sensação de que não existem novidades na sua empresa. Por isso, é importante definir um número mínimo de postagens semanais e criar um cronograma para saber que conteúdo criar. Ferramentas como o Hootsuite ajudam a programar as publicações, para que você não fique empenhado na frente do computador esperando determinado horário para postar.

Não sabe o que postar e por isso demora para atualizar as redes? Tenha sempre em mente que as pessoas se atraem por histórias e por conteúdo relevante, não apenas por posts vendedores. Imagine que suas redes sociais são como uma revista: com um tema geral mas subdividida em seções. Então, se você tem uma loja de roupas, por exemplo, pode ter posts vendendo alguma blusa, mas também posts com dicas de como usar aquela blusa específica, pode repostar fotos das seguidoras usando suas roupas, pode trazer alguma novidade da última tendência de moda, etc. São conteúdos diferentes, mas todos relacionados ao universo do seu negócio.

5. Dê uma "cara" para o seu negócio online

Imagem é tudo - literalmente! As pessoas se sentem mais atraídas por negócios que trazem fotos mais nítidas, de alta qualidade, com montagens bem feitas, etc. Tirar uma foto rapidinho só para aproveitar o momento não é a melhor estratégia: é importante pensar em como seu produto vai sair na foto para atrair interesse.

Se você não tem condições de contratar um fotógrafo profissional, você pode procurar cursos online de fotografia para redes sociais para ter uma noção básica. Outra coisa que você pode fazer é usar aplicativos que ajudam a editar as fotos, oferecem modelos de layout para vários formatos e trazem filtros interessantes. Algumas opções são o Canva, o Snapseed e o VSCO.

6. Proponha parcerias com influenciadores locais

Procure parceiros que criem conteúdo relacionado ao seu negócio ou então que seja direcionado para o mesmo público. Assim, você faz com que sua empresa seja divulgada para outra audiência!

Quando pensamos em influenciadores, logo vem na cabeça aquelas blogueiras com milhões de seguidores. Mas existe a categoria de microinfluenciadores, que são muito mais acessíveis e relevantes para o público local - justamente as pessoas que você quer atingir!

Como você pode conseguir uma parceria com um influenciador local? Antes de tudo, veja se aquela pessoa atinge o público que você quer e avalie se o conteúdo dela tem a ver com o seu. Se sim, entre em contato com a pessoa, ofereça seu serviço ou produto como permuta para serem divulgados nos canais dessa pessoa e convide-a para gerar conteúdo sobre sua empresa. Cada influenciador tem seu jeito de fazer conteúdo, vocês podem conversar e chegar a um acordo!

Além dos influenciadores, você pode fazer parceria com alguma outra empresa e realizar um sorteio para presentear seu produto ou serviço. Por exemplo: você tem uma loja de roupas e faz uma parceria com um salão de beleza. Juntos, os dois negócios podem realizar um sorteio valendo um valor x em roupas + um serviço do salão. Com os sorteios, você atrai muitos seguidores e faz com que mais gente conheça seu negócio.

7. Crie um bom relacionamento com os seguidores

Os seguidores da sua marca esperam que, de certa forma, você esteja próximo a eles. As pessoas interagem com seus posts, curtem, compartilham, comentam, ou seja, elas fazem um esforço para divulgar seu negócio. Retribua para fortalecer esse relacionamento e ganhar mais clientela. Mas como você pode retribuir?

  • Curta fotos dos seus seguidores
  • Comente nas fotos dos seguidores
  • Responda todos os comentários feitos nos seus perfis, mencionando os clientes
  • Mencione alguns influenciadores locais para ter mais visibilidade

Outra coisa essencial para melhorar o relacionamento com seus clientes é prestando atenção nas avaliações do seu negócio. Elas ajudam a aumentar sua visibilidade no Google e também influenciam outros potenciais clientes. Monitore sempre as avaliações feitas nos sites onde você está inscrito e veja como melhorar para diminuir o feedback negativo.

E se acontecer alguma crise? Caso alguém tenha alguma reclamação muito grave e isso gere muitos comentários negativos, procure não resolver isso em público. Peça um contato privado, como e-mail ou telefone, para conversar com esse consumidor diretamente. Depois que a situação estiver resolvida, aí sim você pode se retratar publicamente pelas redes sociais.

Agora que você já sabe como anunciar seu negócio nas redes sociais e como criar conteúdo de qualidade, comece a testar. Vá entendendo como seu público funciona, qual o conteúdo que eles querem ver e não tenha medo de mudar sua estratégia, caso necessário. Marketing de conteúdo funciona a longo prazo, mas alguns feedbacks vêm rapidinho. Se baseie neles para entender o que fazer e como melhorar sua presença online.