Que o Instagram é uma das principais redes sociais atuais, você já deve saber. A ferramenta está chegando ao número de 1 bilhão de usuários ativos por mês. Desses, o Brasil é o segundo país com o maior número de perfis. 

Além disso, 50% dos usuários já afirmaram comprar algum produto que encontraram através do Instagram. Com tanta gente por lá, a importância de explorar a rede para vender mais só aumenta a cada dia. 

As empresas, de uma forma geral, já têm se preocupado em estar presentes no Instagram para fortalecer a marca, fazer a divulgação dos produtos, ganhar visibilidade e fechar vendas. 

Mas como fazer com que o seu negócio se destaque e consiga vender com mais facilidade? 

Para responder a essa pergunta, criamos este miniguia com 5 técnicas para você vender mais pelo Instagram. Vamos lá?

1. Utilize o Instagram Business para deixar seu perfil profissional

Existem algumas ferramentas que diferenciam o uso entre um perfil pessoal e um perfil comercial.

Quando você utiliza essa funcionalidade, tem acesso ao Instagram Ads, o recurso para administrar anúncios, e métricas muito mais profundas e relevantes do que apenas likes e comentários. Entre essas métricas estão os dados dos seus seguidores, como de onde eles são, sua idade e gênero. 

Além disso, você também pode conferir os posts com maior número de engajamento e, assim, ter uma ideia do que performa melhor. Esses dados são importantes para entender quem é o consumidor do seu produto ou serviço e de que tipo de conteúdo ele gosta mais. 

Se você já tem um perfil no Instagram, mas ele é pessoal, não se preocupe: é só acessar as configurações e selecionar a opção "alternar para perfil comercial".

A partir daí, é só seguir as instruções do Instagram e pronto. Suas fotos e stories seguem lá e você não perde nenhum conteúdo: é como se a conta ganhasse um "upgrade". 

2. Capriche na descrição da bio!

A bio é a primeira informação que o usuário vai receber quando entrar no seu perfil. Ou seja, é a primeira impressão que um potencial cliente vai ter sobre seu negócio. Por isso, é importante deixar muito claro o que sua empresa oferece e disponibilizar formas de contato e de vendas. 

A gente sabe que o espaço é curto - são apenas 150 caracteres -, por isso, aqui vão algumas dicas para deixar a sua bio profissional e voltada para vender mais no Instagram:

  • Site: A bio é o único lugar no Instagram onde você pode incluir um link clicável em todo o seu perfil. Isso pode se tornar uma dor de cabeça, principalmente se você quer divulgar outras redes sociais e landing pages. Se você tem uma loja online, ou um endereço web onde o usuário possa realizar a compra do seu produto ou serviço, nossa dica é incluir esse link na bio, para tornar mais fácil o acesso e garantir uma venda. 
  • Emojis: Como dissemos acima, você tem apenas 150 caracteres para passar as principais informações. E existem algumas formas de encurtar esse conteúdo sem falar pela metade. Você pode usar emojis, por exemplo, para sinalizar dados como localização, telefone, o tipo de produto ou serviço que você oferece e muito mais. Nesse link você encontra todos os emojis reunidos. Use a imaginação!
  • Quebras de linha: Com o espaçamento e as quebras de linha, você pode organizar as informações e deixar o conteúdo mais fácil de ser lido pelos usuários. Você pode escrever em um bloco de notas, copiar e colar depois. 
  • Informações de contato: Quais são seus canais de atendimento ao cliente? Endereço, E-mail, telefone, Whatsapp: pense nas formas físicas e online das pessoas encontrarem sua empresa e inclua na bio. 

3. Aproveite os recursos do Instagram Shopping

Ao transformar a conta do Instagram em um perfil comercial, e depois de ter publicado mais de nove posts, você tem acesso a um recurso chamado de Instagram Shopping. 

Em outras palavras, esse recurso possibilita que você marque os produtos em cada foto e ofereça a opção "Comprar Agora". 

Assim, o usuário é direcionado diretamente à página de compra do produto que escolheu. 

Sempre que o consumidor tocar no produto que estiver marcado no seu post, ele verá o nome do produto, uma descrição, o valor e o botão "Compre Agora" para ser direcionado. 

Para utilizar o Instagram Shopping, você precisa ter um site e precisa cadastrar os produtos no gerenciador de negócios. Ou seja, esse recurso, por enquanto, é voltado principalmente para produtos físicos.

4. Pense em promoções e descontos exclusivos para seguidores

Segundo a Iconosquare, 41% dos usuários que escolhem seguir uma marca no Instagram seguem por interesse em descontos, brindes e outras condições. Segundo o mesmo estudo, 70% dos usuários disseram já ter participado de algum concurso na rede social. 

Sabendo disso, você pode criar algumas publicações oferecendo descontos exclusivos para os seguidores ou também anunciar brindes ou algum tipo de bônus para as compras que forem realizadas pelo link do Instagram. 

Outro recurso poderoso se chama Instagram Stories: desde 2017, os perfis com mais de 10 mil seguidores podem incluir links nas histórias. 

Assim, você pode direcionar os usuários para a compra de algum produto também por ali, tornando o processo muito mais intuitivo. 

Em uma pesquisa realizada pelo O Globo, foi apontado que entre 3 a 15% das vendas acontecem depois das empresas divulgarem seu produto ou serviço via Instagram. 

Como o recurso dura apenas 24 horas, é a oportunidade perfeita para realizar promoções relâmpago, por exemplo.

5. Sorteios funcionam? Sim, e muito

Quanto mais seguidores, mais pessoas conhecem a sua empresa. Quanto mais gente que conhece seu negócio, maior a chance de vendas! E uma forma de ganhar seguidores e visibilidade para o que sua empresa oferece é através dos sorteios. 

Veja como você pode realizar um sorteio bem-sucedido:

  • Escolha o produto ou serviço a ser sorteado
  • Se desejar, faça uma parceria com outra empresa e planeje um sorteio conjunto
  • Publique uma foto oficial contando todas as regras do sorteio. Geralmente elas são: curtir o post oficial, marcar 3 amigos e seguir o perfil de quem está sorteando. 
  • Compartilhe essa foto oficial nos Stories para divulgar o sorteio
  • Determine uma data e hora para fim do sorteio. O ideal é que o tempo de participação seja de, no mínimo, uma semana, para dar tempo de mais gente participar e seguir seu perfil. 
  • Durante esse período, compartilhe o sorteio nos Stories pelo menos uma vez por dia. 

A partir daí, seu perfil terá mais alcance e engajamento. Enquanto o sorteio não acontece, aproveite para ir publicando seus produtos e serviços e despertar mais interesse nos novos seguidores.

As 5 técnicas para vender mais pelo Instagram, que apresentamos acima, são conhecidas por facilitar o acesso dos seguidores à compra. Mas isso não significa que você vai aumentar o número de vendas da noite para o dia. 

Marketing de conteúdo é um investimento de longo prazo e é de extrema importância ir "regando" e preparando o terreno para, aos poucos, você ir ganhando autoridade no seu segmento e, por consequência, mais público e clientes. 

As estratégias citadas aqui podem ser usadas, além de vendas, para conseguir mais leads e mais tráfego para seu site. Mas, antes de tudo, o primeiro passo e a motivação precisam vir de você. 

Mantenha a frequência, siga sempre monitorando o que seus seguidores falam e vá aprendendo com cada teste!