Quem comercializa produtos ou serviços deve estar preparado para quitar toda e qualquer despesa relacionada às operações da empresa. Se você prefere o planejamento ao invés de ser pego de surpresa por gastos inesperados, contar com um bom capital de giro é essencial para a saúde financeira do seu negócio.

Este artigo reúne dicas e informações para te ajudar a construir capital de giro e evoluir na gestão da sua empresa. 

Você sabe o que é capital de giro?

O capital de giro é de extrema importância para que sua empresa passe por momentos de diminuição nas vendas, aumento de custos ou grande volume de pagamentos a prazo.

Ou seja, é uma reserva financeira disponível para manutenção das operações, independente do tipo de negócio. Acredite, dinheiro em caixa é um dos indicadores mais importantes para avaliar a saúde da sua empresa.

Mesmo que seu produto ou serviço seja sazonal, lembre-se: imprevistos externos podem impactar seu faturamento, inclusive à nível de mercado.

Qual a diferença entre capital de giro, capital social e fluxo de caixa?

O capital social é o investimento necessário para que uma empresa seja aberta e funcione até gerar lucro. Já o fluxo de caixa se define pela representação das entradas e saídas de um negócio. 

O capital de giro, por sua vez, é o que sobra do cálculo do fluxo de caixa, além de ser um recurso utilizado tanto em negócios com pouco tempo de atuação quanto em empresas já consolidadas, com vários anos no mercado. 

Quando usar o capital de giro? 

O capital de giro, como o proprio termo sugere, pode ser usado em várias situações e momentos, seja em um pequeno negócio ou para uma estrutura mais robusta.

Essas são apenas algumas situações em que ter capital de giro disponível fará diferença: 

  • Pagamento de fornecedores: a relação com fornecedores deve ser tão quanto a que você tem com seus clientes. Pagar corretamente, em dia, principalmente, é algo básico para que você garanta a disponibilidade dos seus produtos.

  • Pagamento de impostos: multas, juros e sanções por atrasos afetam desde o acesso ao crédito à cancelamento do CNPJ, em casos mais extremos.

  • Vendas a prazo: despesas e custos operacionais podem surgir a qualquer momento, inclusive antes de você receber o que vendeu a prazo.

  • Salário e gastos com funcionário: MEI só pode ter um funcionário. Impactar positivamente seus clientes passa por um bom ambiente de trabalho, logo, mantenha-se em dia com a pessoa que te ajuda a manter o negócio funcionando.

  • Estoque: toda empresa precisa de vendas, então, tenha produtos disponíveis para atender seus clientes.

  • Investir no negócio: comprar equipamentos, aumentar a eficiência e a qualidade das suas entregas, e tudo mais que aumentar a sua competitividade terá um bom retorno. 

Como calcular o capital de giro?

Antes de aprender a calcular o capital de giro, é importante entender sobre alguns termos e manter o fluxo de caixa sempre em dia. 

  • Capital de giro líquido: variável que tem o objetivo de indicar se os seus recursos são suficientes para manter a saúde financeira da sua empresa. 
  • Ativo circulante: se refere a todos os bens da empresa que podem ser convertidos em dinheiro. Em outras palavras, possuem alta liquidez, como estoque, contas a receber, matéria-prima etc. 
  • Passivo circulante: basicamente, são obrigações financeiras de curto prazo. Alguns exemplos são impostos, pagamento de funcionários e quitação de empréstimos. 

Levando em consideração as explicações acima, a fórmula para o cálculo do capital de giro é: 

CAPITAL DE GIRO LÍQUIDO = ATIVO CIRCULANTE – PASSIVO CIRCULANTE 

Quanto maior for o resultado, maior será a capacidade financeira da empresa em relação às obrigações. Recomendamos que o valor vá de 1,2 a 2,0. Se o número for muito próximo de zero, significa que o seu capital de giro precisa de maior atenção. 

5 melhores recursos para obter capital de giro

Se você deseja se planejar para obter um capital de giro suficiente para manter as despesas da sua empresa, mas não tem dinheiro disponível no momento, é possível recorrer a recursos que auxiliem a manter seu caixa sempre em dia. 

É importante ressaltar que para obter empréstimo, por exemplo, é necessário passar por uma avaliação realizada pela instituição financeira de sua preferência. Portanto, sempre faça um planejamento antes de optar por qualquer uma das soluções abaixo.

1 – Crédito para capital de giro

Pensando na gestão do seu dia a dia e em te ajudar a investir em melhorias para a sua empresa, existem opções de crédito específicas para capital de giro. Nesse caso, você pode fazer simulações para definir qual a opção mais vantajosa para o seu caso. 

No Santander, por exemplo, a solicitação pode ser feita de forma online, por meio do Internet Banking Empresarial ou no aplicativo Santander Empresas.

2 – Sócio investidor

Ter um sócio investidor é uma boa alternativa para quem precisa de apoio financeiro e auxílio em decisões. Isso porque, além de ajudar o seu negócio com investimentos, ele oferece sua expertise para que a empresa cresça e tenha mais lucro a longo prazo.

Escolher um bom sócio investidor, no entanto, não é tão simples assim. Para isso, você deve estar sempre em contato com profissionais da área, saber transmitir o valor da sua empresa para que ela se torne interessante aos olhos do mercado e se identificar com a personalidade e valores do novo sócio. 

3 – Antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis é um recurso financeiro que possibilita que uma empresa receba valores futuros antes do prazo. Ou seja, você irá antecipar o recebimento de um capital que já é seu, mas que só chegaria até o seu caixa no futuro.

Uma das principais vantagens deste recurso é que as taxas são bem mais atrativas que empréstimos. Portanto, se você está com dificuldade de quitar as despesas do seu negócio, vale a pena escolher essa opção. 

4 – Crédito com garantia

Se você deseja realizar um grande investimento no seu negócio e manter o capital de giro em dia, o crédito com garantia é uma possibilidade a ser considerada.

Esta modalidade ocorre quando você tem um bem e o utiliza como garantia para conquistar um empréstimo. São aceitos carros, casas, motos, entre outros. Tanto quem consegue o crédito quanto a instituição financeira correm menos risco. Por este motivo, as taxas de juros são menores. 

5 – Empréstimo de amigos e familiares 

Se você precisa de capital de giro e quer fugir de todo e qualquer tipo de juros, uma das possibilidades é realizar um empréstimo informal, contando com a ajuda de amigos ou familiares para obter o valor necessário. Para não gerar uma situação desconfortável e quitar a dívida da melhor forma possível, estabeleça prazos para devolver o dinheiro.

Como manter o capital de giro sempre em equilíbrio?

Se cobrir as despesas apenas com o seu lucro for inevitável, sem dúvida, a melhor escolha é utilizar o capital de giro. No entanto, lembre-se de repor a quantia gasta assim que entrar dinheiro em caixa.

Organização financeira deve ser a chave de todos os processos realizados na sua empresa. Por isso, tenha atenção em negociações com seus fornecedores e clientes, além de cortar gastos desnecessários. 

Caso você tenha dificuldade com as finanças do seu negócio, é possível se qualificar e aplicar os conhecimentos obtidos na sua empresa. Para isso, o Programa Avançar conta com dois cursos gratuitos e com certificado que podem ajudar no seu capital de giro: Educação Financeira e Fluxo de Caixa

MaisMei é parceira do banco Santander e do Programa Avançar, um projeto gratuito que visa apoiar você, empreendedor e microempreendedor, na gestão do seu negócio, dando capacitação e ferramentas práticas que melhoram o dia a dia do seu empreendimento.