Que o Instagram é uma das redes sociais que mais cresce no mundo, não é novidade! Mas como usar essa poderosa ferramenta a favor da marca e aproveitar tudo que ela oferece é o grande X da questão.
Logo que a rede social deu os primeiros sinais de adesão do público, muitas empresas e profissionais começaram a usar o Instagram para se relacionar com o público, divulgar a marca /e vender mais. Porém acabavam limitados na hora de implementar estratégias de marketing mais assertivas.
Por isso, o Instagram criou um diferencial para ajudar as marcas a terem resultados: o Instagram for Business – ou perfil comercial no Instagram.
Com o Instagram para Negócios, o usuário tem acesso a recursos e informações exclusivas, essenciais para impulsionar a empresa na rede social. E mais, é possível promover publicações e até vender produtos dentro da plataforma.
Para ter um perfil comercial no Instagram não é preciso pagar nada, você pode transformar o seu perfil pessoal em comercial ou, se preferir, criar um novo perfil e ativá-lo como comercial.
Ficou interessado em conhecer mais vantagens que o Instagram Business pode oferecer para sua empresa? Continue lendo e confira 4 motivos para ativar o seu perfil comercial!
1. Acessar métricas
Um dos principais motivos para ter um perfil comercial no Instagram é a possibilidade de acessar diferentes métricas e indicadores de performance, dados fundamentais para otimizar as estratégias na rede social, são eles:
- Alcance
O alcance é contabilizado pelo número de usuários únicos alcançados. Se uma pessoa viu o seu post por 5 vezes, o Instagram conta apenas 1 alcance. Quanto maior for o seu alcance orgânico, mais interessante suas postagens ou sua página é para os seus seguidores.
- Impressões
Já as impressões informam o total de vezes que um perfil ou uma publicação (no Feed, nos Stories ou no IGTV) foi vista dentro de um determinado período de tempo. Ela pode te ajudar a entender, por exemplo, se o seu perfil está mesmo interessante para o público.
- Visualizações
São exclusivas para vídeos e Stories, e revelam a quantidade de vezes que o conteúdo foi visto. O Instagram considera 1 visualização quando o vídeo postado no feed for visto por, pelo menos, 3 segundos. No caso dos Stories, não existe essa regra de tempo. Se o usuário visualizar o conteúdo por 1 segundo já conta na métrica.
- Cliques no site
Essa métrica é muito valiosa, pois mostra os dados de conversão do Instagram. Por meio dela é possível saber quantos usuários foram, efetivamente, levados para o seu site através da plataforma. Assim, você fica sabendo, de fato, se sua estratégia está alcançando os resultados esperados.
- Principais publicações
Pelo Instagram Business você também fica sabendo quais são as suas principais publicações, com base no número de impressões dos seus posts. Desta forma, você pode elaborar estratégias de marketing eficientes conhecendo melhor o seu histórico.
- Seguidores
Essa métrica pode te ajudar na hora de descobrir os melhores horários para postar no Instagram. Isso porque ela pode mostrar em qual horário seus seguidores estão mais ativos na rede social. Além disso, ela traz informações importantes, como número de seguidores novos, gênero, faixa etária predominante, localidade e etc.
2. Conhecer seu público
Pelo perfil comercial do Instagram você tem mais informações sobre o seu público, esses dados podem te ajudar na construção da sua buyer persona e na segmentação dos seus anúncios na rede social.
Entendendo melhor as características do seu público e como ele se comporta, você conseguirá otimizar sua estratégia, investir nos formatos e abordagens que trazem mais resultados e, inclusive, dar um novo direcionamento para as suas campanhas se for preciso.
3. Adicionar botões interativos
Com o Instagram for Business você pode adicionar botões interativos no seu perfil. Além de escolher como quer que os seguidores entrem em contato com a empresa (e-mail, telefone ou mensagem), também é possível habilitar botões para comprar ingressos, iniciar pedido, agendar compromisso e fazer reservas, esse último mais usado em bares e restaurantes.
O botão interativo de contato aparece ao lado do botão de “seguir” o perfil, já os outros botões de ações ficam localizados estrategicamente nos posts selecionados.
4. Promover seus posts
A ferramenta para negócios permite que o você transforme posts orgânicos em anúncios. Ao escolher promover seus posts, você pode mostrar apenas um anúncio patrocinado ou vários anúncios com a função carrossel, e controlar exatamente o quanto você deseja gastar com eles, definindo um orçamento.
Mas lembre-se conteúdo com cara de publicidade afasta os usuários. Por isso, pense em conteúdos que se misturem aos posts orgânicos e ofereçam uma experiência de valor para o seu público.
Então, gostou de saber como funciona o perfil comercial do Instagram? Agora, você já pode começar a usá-lo estrategicamente na sua empresa. Essa é uma oportunidade valiosa para se aproximar do seu público, gerar reconhecimento da marca e alcançar resultados positivos para sua empresa.