Como surgem ideais de grandes negócios? Como os problemas mais complicados são solucionados? Como se destacar diante de profissionais tão bem qualificados? Em todos esses casos, a criatividade no trabalho é uma das principais saídas.

Cada vez mais empresas, de diversos segmentos, têm valorizado essa habilidade. Aliás, já podemos dizer que a criatividade vale mais do que faculdade, já que esta última deixou de ser um diferencial. Então, confira algumas dicas de como ser mais criativo no seu trabalho e melhore a sua carreira!

1. Abra espaço para o novo

Sair da zona de conforto e aceitar novas situações são os primeiros passos para quem deseja ser mais criativo. Dessa forma, você pode conhecer pessoas diferentes, com pensamentos e conhecimentos que talvez sejam novos para você.

Também pode ler outros tipos de livros, ouvir outros estilos de músicas e conhecer lugares que normalmente não visitaria. Tudo isso gera novos olhares, que podem contribuir com novos insights. Faça o teste!

2. Não confie na sua memória

Esse é outro ponto importante para quem busca mais criatividade no trabalho, pois a memória pode ser traiçoeira e fazer você perder uma ideia brilhante. Então, mesmo que você costume se lembrar de tudo o que acontece, crie o hábito de anotar a suas ideias.

Caso não queira carregar uma caneta e um bloquinho de papel o tempo todo, baixe um aplicativo de anotações e, quando pensar em algo novo, escreva os detalhes no celular. Isso é válido tanto para o ambiente de trabalho quanto nos momentos de lazer, afinal, nunca se sabe quando a criatividade vai surgir.

3. Valorize as suas ideias

Muitas pessoas perdem ótimas oportunidades simplesmente por medo de falar, de expor uma ideia. Se isso acontece com você, está na hora de mudar, pois de nada adianta criar soluções incríveis se elas ficarão restritas ao seu cérebro.

De fato,  ideias muito criativas podem assustar. Mas lembre-se: o que já foi loucura no passado, hoje é completamente normal. Portanto, não tenha medo do ridículo. Se você acredita no potencial da sua ideia, a compartilhe e coloque em prática.

4. Invista na aprendizagem criativa

Aprender também é um ótimo passo para quem deseja aumentar a criatividade no trabalho. Mas não basta simplesmente adquirir novos conhecimentos. O mundo atual está repleto de informações, e o grande segredo é ter uma aprendizagem criativa.

Com ela, você conseguirá absorver exatamente aquilo que é importante para o seu crescimento profissional, adquirindo novas habilidades e informações relevantes para o seu dia a dia.

Para conseguir isso, e ainda se livrar dos bloqueios educacionais, mercadológicos e cerebrais, inscreva-se no curso de Reaprendizagem Criativa, com Murilo Gun!