Quer alterar o nome do seu MEI, mas ainda não sabe qual a diferença entre razão social e nome fantasia? Confira tudo o que você precisa saber para alterar o nome do seu microempreendimento individual.
A abertura de um CNPJ como Microempreendedor Individual (MEI) é uma forma de regularizar o seu trabalho autônomo com a menor carga tributária possível. Esse processo envolve o cadastramento de diversos dados do empreendedor e informações acerca da empresa. Dentre eles, há o nome do negócio, um dos elementos mais cruciais do seu empreendimento.
Acontece que nem sempre no momento do cadastro se tem a visão necessária para desenvolver um ótimo nome. Frequentemente, as melhores ideias surgem no decorrer dos negócios. Nesse caso, será que é possível alterar o nome da empresa depois de aberta?
O que é razão social MEI
Inicialmente, é preciso saber diferenciar a razão social do nome fantasia, já que são elementos da sua empresa que não podem ser confundidos. A razão social do MEI é o nome do seu microempreendimento perante as autoridades competentes, sendo, portanto, a denominação oficial do seu negócio.
Trata-se do seu nome completo seguido do número do seu CPF. Esse é o nome que aparecerá em seus contratos, nas notas fiscais que você emitir e nos demais procedimentos burocráticos. Por conta disso, não é possível alterar a razão social do MEI.
O que é nome fantasia MEI
Porém, a história é outra quando falamos do nome fantasia. O nome fantasia é aquele utilizado no ambiente comercial, junto à sua clientela. Um exemplo de nome fantasia é o "MaisMei". É como seu empreendimento é conhecido no mercado. É possível alterar o nome fantasia do seu MEI a qualquer momento.
Porque alterar o nome da empresa MEI
Quando se começa o negócio, nem sempre é possível pensar no nome comercial mais interessante logo de cara. Na maior parte das vezes, só se adquire essa perspectiva com o passar do tempo. Desse modo, depois de amadurecer uma ideia de nome mais atrativo, você pode exercer o direito de alterar o nome fantasia do seu empreendimento.
Por outro lado, a alteração do nome comercial é comum quando a empresa quer se reposicionar no mercado para atuar em outro setor. Nesse caso, será preciso acrescentar a nova atividade ao CNPJ MEI. É possível cadastrar até 15 atividades secundárias, em adição à atividade principal. Confira a lista completa de atividadades permitidas para MEI.
Como alterar o nome fantasia MEI
Para alterar o nome fantasia, basta acessar o portal GOV.BR e entrar no menu de alteração de dados cadastrais do MEI. Depois é só seguir os passos indicados. Para saber como alterar o nome fantasia do MEI facilmente, confira nosso texto com um passo a passo detalhado de como alterar os dados do seu CNPJ MEI. Se ainda assim tiver dificuldades, você pode contar com o suporte do MaisMei para alterar os dados do seu CNPJ MEI.
Antes de realizar a alteração, porém, fique atento à disponibilidade do nome no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O INPI é responsável pelo registro de marcas e patentes no país. Assim, é necessário checar se o nome fantasia que você quer utilizar em seu empreendimento já não está registrado em nome de outra pessoa ou empresa. Em caso positivo, você não poderá utilizar o nome.