Utilizar técnicas de SEO é fundamental para qualquer estratégia de Marketing de Conteúdo, porém há práticas pouco éticas que no lugar de ajudar podem prejudicar qualquer estratégia.
Os resultados que podem ser alcançados com o marketing de conteúdo são excelentes para qualquer empresa que queira chegar até seu público ideal com um orçamento limitado.
Uma das suas vantagens é que essa estratégia pode incrementar notavelmente o tráfego orgânico de um site, e é aqui que entra o SEO (Search Engine Optimization).
As técnicas de SEO contribuem para que, a longo prazo, o tráfego orgânico de um site seja cada vez maior. Seu objetivo é "agradar" os algoritmos dos motores de busca com conteúdo otimizado para figurar nas primeiras posições dos resultados.
Existem duas vertentes de SEO, o White Hat SEO e o Black Hat SEO. A primeira utiliza técnicas seguindo as diretrizes dos buscadores, e a segunda é a que veremos a continuação.
O que é Black Hat SEO?
Black Hat SEO é a vertente de SEO que se vale de práticas pouco éticas para alcançar um bom posicionamento nos mecanismos de busca.
As técnicas de Black Hat SEO, utilizam as brechas dos algoritmos dos buscadores para alcançar seus objetivos.
O Black Hat, ou em português chapéus pretos —fazendo referência aos filmes do velho-oeste onde os vilões utilizavam um chapéu preto—, é um termo que em informática faz referência às técnicas ilícitas utilizadas para burlar e acessar algum sistema protegido usando algum método não autorizado.
Como o Black Hat SEO pode prejudicar seu site?
Os mecanismos de busca, ainda mais o Google, atualizam constantemente seus algoritmos para identificar esse tipo de prática.
Uma vez identificadas, os buscadores podem tomar diversas atitudes dependendo do tipo da prática e da sua reincidência. A continuação, veremos o que o mecanismo de busca pode fazer com seu site nesse caso.
Penalizar o site
Dependendo da gravidade da falta, o buscador fará a punição e determinará a sua duração.
As penalizações podem ser:
- queda de posições no resultado de buscas (que pode variar de 30 a 950);
- diminuição do tráfego orgânico;
- redução do PageRank;
- restringimento no posicionamento de novos conteúdos do site.
Desindexar o site do mecanismo de busca
Em último caso, quando as faltas cometidas são graves ou há reincidência, o buscador pode desindexar o site. Isso quer dizer que o site não aparecerá mais nos resultados de busca, nem sequer nas últimas posições.
Como você pode ver, é muito arriscado utilizar essas técnicas, ainda mais em tempos que os buscadores estão cada vez mais inteligentes e são capazes de detectar qualquer irregularidade.
Agora você vai ver algumas das práticas de Black Hat SEO mais comuns para se manter longe delas e não correr o risco de uma punição.
7 práticas Black Hat SEO que não devem ser feitas:
Keyword stuffing
No SEO sabemos a importância de uma palavra-chave bem trabalhada naturalmente, porém o keyword stuffing abusa disso e coloca excessivamente essa palavra no conteúdo.
Assim, fica um texto repetitivo, pouco natural e sem qualidade para o leitor, além de que pode resultar em punição.
Keyword não relacionadas
Não só as palavras-chave são importantes senão também o contexto no qual elas estão inseridas.
Se a minha palavra-chave não tem nada a ver com o contexto, este conteúdo não será de valor. Por tanto, é considerada uma prática negativa, cujo objetivo é só o posicionamento sem importar o usuário.
Compra e troca de links
A compra de links é uma prática ilícita e penalizada pelos motores de busca, por tanto, fuja dela.
A prática só não é considerada Black Hat, quando o atributo que recebe é nofollow. Esse atributo é como um aviso aos buscadores informando que o objetivo não é transmitir autoridade à página.
Da mesma forma a troca de links é uma prática negativa. Consiste em que dois ou três sites troquem links entre si para melhorar a sua autoridade. Também deve ser evitada.
Conteúdo duplicado
É importante ter conteúdo original no seu site. Se você não copiar de ninguém não quer dizer que esteja livre desse problema. Pode ser que alguém copie alguns dos seus conteúdos e seu site seja penalizado por conteúdo duplicado.
É por esse motivo que deve estar atento e acompanhar que ninguém esteja copiando você.
Outra prática comum nesse sentido e que pode acontecer sem querer é o uso excessivo e repetitivo de tags. Por exemplo, se coloco uma tag "verão" e outra "calor" e coloco as duas nos mesmos conteúdos, vou criar duas páginas iguais, o que pode acabar em penalização.
Da mesma forma 2 URL que apontam para o mesmo conteúdo é considerado conteúdo duplicado. Por exemplo, "www.meusite.com" e "meusite.com", se não tiver uma tag canonical, podem ser considerados duplicados.
Conteúdo oculto
Colocar diversas palavras-chave na mesma cor que o fundo da página ou com letra tamanho 0, são algumas das formas de inserir conteúdo oculto nas páginas. Fuja dessa técnica.
A mesma recomendação vale para os links ocultos.
Doorway pages
Essa prática consiste em criar páginas bem posicionadas em uma ou várias palavras-chave que levarão a outro site.
Por exemplo, se tenho um site que quero posicionar melhor, adquiro outros domínios com a minha palavra-chave bem posicionada, os quais servirão como um portal de links que levarão até a minha página principal.
Cloaking
Colocar um conteúdo visível para o usuário e outro diferente para o buscador é uma prática que pode ser facilmente penalizada.
Nessa prática o conteúdo mostrado para o buscador não teria sentido para o leitor, já que é um texto cheio de palavras-chave sem coerência nem coesão.
É importante que haja transparência no conteúdo, o mesmo que aparece para o usuário deve ser o que o algoritmo enxerga.
Link farm
A prática é feita com um grupo de sites que geram links uns para os outros, independentemente de sua relevância.
Outra prática negativa para qualquer estratégia SEO.
Spam em comentários
Outra ação bastante comum é o spam em comentários.
Fazer comentários em diversos blogs só para obter um link até seu domínio, não ajuda de forma nenhuma ao bom posicionamento do seu site.
As técnicas de Black Hat SEO buscam resultados rápidos de posicionamento, porém o tempo e o dinheiro gasto nelas poderia ser mais bem aproveitado em uma boa estratégia SEO. Dessa forma, os resultados a longo prazo são garantidos.Se você quer alcançar esses resultados, comece hoje mesmo o Curso de SEO da Universidade Rock Content para se tornar um especialista no assunto.