Não é mais novidade que o avanço da tecnologia tem alterado os modos de relacionamento da atualidade. O ramo dos negócios também foi impactado diretamente com esses novos modos de conexão, fazendo com que empresas de praticamente todos os ramos se vissem obrigadas a se atualizarem para se manterem competitivas no mercado. O aumento do uso de dispositivos móveis e de modos de pesquisa online, agilizaram ainda mais as atividades e as demandas por serviços e produtos diversos, o que impacta diretamente as empresas.

Atualmente, um negócio que não possua uma presença digital, seja através de um site, página em rede social, blog, e-commerce ou outras presenças, com certeza está em desvantagem e perdendo espaço para seus concorrentes. Hoje em dia, a maioria dos internautas faz pesquisas complexas, toma decisões de compra e as realiza na palma da mão e em poucos minutos.

Para as empresas que não comercializam produtos online, por exemplo, mas que possuem uma presença digital para divulgar seus serviços ou itens, conseguem alcançar um aumento considerável da demanda no ponto de venda, vide aquelas que ainda investem apenas em marketing tradicional (como TV, rádio, jornal, revista etc.).

Apesar de as redes sociais serem os canais mais usados atualmente para comunicação e exposição de marcas e empresas, estes podem não ser suficientes para gerar uma credibilidade e uma popularidade para o seu negócio.

Os sites ainda são muito benéficos para a estratégia de marketing digital, pois são capazes de demonstrar, instruir e comercializar produtos e serviços de forma mais séria e ao mesmo tempo dinâmica. Saber montá-lo é a chave do sucesso e depende de diversos fatores, que tem como objetivo principal gerar a melhor experiência para o visitante do seu site. Por isso, separamos algumas dicas para você criar um bom site para o seu negócio.

Confira!

Conteúdo

Sem dúvidas, esse é um dos principais itens para proporcionar uma boa experiência para o internauta, para expor a mensagem necessária e esperada para o mesmo, além de gerar uma sensação de credibilidade para o seu cliente. É através do conteúdo, que se terá acesso aos valores da empresa, aos seus serviços e a tudo que ela tem a oferecer em questão de informações.

A primeira mensagem observada pelo internauta sobre o seu site é o Snippet (texto que aparece ao realizar uma busca em plataformas de pesquisa). Podemos ver no Snippet o nome utilizado para o seu site, uma descrição e a URL. Essa descrição deve ser sucinta e ao mesmo tempo clara sobre o que a sua empresa oferece como produtos ou serviços.

Nesta descrição, você deve usar e abusar das palavras-chave escolhidas para o seu site. Veremos mais sobre isso ao decorrer do artigo.

Com relação ao conteúdo interno da sua página, o mesmo deve ser totalmente original (evitando plágios) e deve estar de acordo com a demanda do seu público-alvo. Ou seja, você deve falar sobre assuntos que resolvam as dores do seu público e que estejam em voga no seu setor no momento. Aposte em artigos curtos, porém criativos e ricos em conteúdo; vídeos curtos, spots, entre outras formas de expor o seu conteúdo.

Os mesmos podem abordar temas do setor, como novidades e notícias em geral, ou falar sobre algum produto ou serviço novo da sua empresa. Você também pode mesclar esses dois tipos de conteúdo, sempre “puxando” para alguma solução oferecida pela sua empresa. Aposte em CTA (Call To Action) nos conteúdos publicados por você. Essa ferramenta leva o leitor a alguma ação desejada, como direcioná-lo para uma página de compras, por exemplo, entrar em contato, entre outras.

Outro aspecto importantíssimo é manter uma frequência de publicações. Ou seja, sempre postar conteúdos em determinada data, sem falhas. Isso gera um acompanhamento pelo leitor e atualiza o site constantemente.

Escolha bem as palavras-chave

Não adianta de nada ter um conteúdo original, de qualidade e útil para seus leitores, se eles não conseguem achá-los na busca dos navegadores. Ou seja, é preciso investir em palavras-chave que sejam pesquisadas pelos internautas que buscam assuntos do seu setor e que sejam facilmente linkadas com o seu conteúdo.

Selecione palavras associadas com o seu ramo de atuação, que sejam curtas e fáceis de procurar. Para isso, é interessante realizar o benchmarking com a concorrência, para entender quais palavras aparecem com mais frequência em seus sites.

Assim, é possível saber quais são os assuntos mais demandados, o que ajuda tanto a definir as palavras que mais funcionam, como para ter ideias de novos conteúdos. Você também pode fazer essa definição com do Keyword Planner, uma plataforma do Google Ads, que pode ajudar a identificar palavras importantes para o seu conteúdo.

Pense no design

Como quase tudo na vida, os sites também são atrativos através do visual. Sem um layout agradável aos olhos e que envolva o internauta, as chances de abandono do site são grandes. No caso de sites corporativos, o menos é mais. Menos “enfeites”, menos cores e elementos visuais ajudam na harmonização da página e na facilidade de visualização dos principais componentes.

Uma página cheia de imagens, fontes grandes e muito coloridas, cores de fundo que não geram contraste com a parte escrita e ícones mal posicionados, dificultam a navegação rápida, o que gera um automático desinteresse e vasão.

Por isso, procure harmonizar cores de fundo com as cores de fonte para uma fácil leitura, evite imagens muito grandes e com pouca resolução, procure fontes de tamanho médio e posicione os ícones de forma clara e que sigam uma linha de navegação coerente. Você até pode adicionar algum item de animação ou algum fundo diferenciado, mas sempre com o viés de ser fácil para visualizar e que não atrapalhe as mensagens principais.

O site precisa ser responsivo

Todo site hoje em dia precisa ser responsivo. Ou seja, criados para se adaptarem a plataformas mobile diferentes, como smartphones, tablets e notebooks. Isso se justifica pelo aumento do uso mobile para a maioria das atividades, o que facilita a chegada do cliente ao seu site e a busca por seus produtos/serviços.