Empresas com um maior volume de vendas, uma hora ou outra, acabam enfrentando dificuldades para realizar o relacionamento constante com seus clientes de forma manual e com a qualidade necessária.

A solução é abusar da tecnologia e apostar na automação de marketing, uma estratégia que vai além de seguir de volta ou realizar outras ações automáticas simples, como agendar posts. Trata-se de uma forma de auxiliar seus leads ao longo das diferentes etapas do funil de forma eficiente e personalizada.

No seu cargo, você provavelmente já recebeu propostas tentadoras de diversas ferramentas de marketing.

Mas por que, então, você deve investir nisso? Conheça 3 bons motivos para apostar na automação de marketing.

1. Aumentar vendas e receita

Aumentar as vendas e gerar mais lucro é sempre um grande desejo para as empresas. Mas, a partir daí, surgem algumas dúvidas: Como fazer um lead tornar-se um cliente? Como fazer um cliente já fidelizado gerar tickets maiores?

Ferramentas de automação permitem um maior conhecimento sobre seus leads, seus comportamentos e os diferentes estágios em que se encontram ao longo do funil.

Alimentá-los de forma adequada e personalizada garante o acompanhamento correto durante as diferentes etapas da jornada de compra que cada cliente pode seguir.

Com isso, a automação de marketing ajuda a aquecer leads não prontos. Isto é, possibilita o aumento das suas vendas a partir do momento em que nutre e prepara leads que podem não comprar agora por estarem com outras prioridades, mas podem sim comprar em uma oportunidade futura.

Esse relacionamento com o seu cliente pode ser decisivo em diversos momentos da compra, tendo peso inclusive na decisão final.

Outro ponto, ainda relacionado a este primeiro motivo, é que a automação de marketing passa a ser fundamental para uma empresa a partir do momento em que o número de leads na base começa a crescer e não faz mais sentido aumentar o número de colaboradores do seu time na mesma proporção.

Dessa forma, a automação de marketing permite uma estratégia eficaz sem gerar mais custos para a empresa, como mais contratações. Um fator relevante é que esses leads variam consideravelmente entre si em relação ao estágio do funil em que ocupam, o que também demandaria uma maior mão de obra.

Com essa alternativa, sua empresa ganha não só em escala, como também em produtividade. Isso porque a sua equipe passa a ter mais tempo para focar em outros aspectos do seu negócio.

2. Melhorar o relacionamento com clientes

Todo mundo sabe que o relacionamento com os consumidores é a alma de qualquer negócio.

Clientes satisfeitos e contentes são mais fáceis de serem fidelizados e é importante que a empresa mantenha um diálogo próximo com cada um deles.

Mas como fazer isso quando a sua base cresce exponencialmente?

Aumentar a equipe gera mais custos e nem sempre é uma solução viável, em especial se você pode usar a tecnologia a seu favor.

Outra grande vantagem da automação de marketing, além do que já apresentamos aqui, é que ela permite a segmentação da sua base não só pelo estágio do funil em que cada lead se encontra, mas também de acordo com as personas estabelecidas.

Sabemos que personas diferentes costumam seguir caminhos de compras diferentes, e é possível manter e desenvolver o relacionamento com cada uma delas de forma personalizada.

Outros critérios de segmentação, como cargo e empresa, também são possíveis e, na prática, o resultado disso é um relacionamento mais personalizado, focado e efetivo, capaz de agregar valor às diferentes etapas do funil.

3. Diminuir custos de aquisição

Como você bem sabe, o custo de aquisição por cliente (CAC) é uma das métricas de marketingdigital mais importantes. Dessa forma, trabalhar para reduzi-lo é o objetivo diário de muitos profissionais da área.

Uma das medidas mais acertadas para reduzir o CAC da sua empresa é obter leads mais qualificados, já que esses apresentam um maior potencial de conversão.

Reduzir o ciclo de vendas é uma forma de diminuir estes custo e a automação de marketing auxilia nesse processo.

Isso acontece, em especial, porque os vendedores recebem leads mais preparados

As conversas entre leads e vendedores são bem diferentes quando esse cliente em potencial chega bem informado. Isso também aumenta a produtividade do vendedor, que passa menos tempo argumentando e mais tempo focado em realmente achar uma solução viável àquele lead.

Com o investimento certo em ferramentas e no treinamento da equipe para lidar com os leads ao final do funil, o aumento das vendas, a melhora no relacionamento com os consumidores e a diminuição dos custos de aquisição de clientes são resultados garantidos para o seu negócio.

Por se tratar de algo novo, a automação em marketing ainda não é aplicada por muitas empresas, e isso é válido tanto para o exterior quanto para o Brasil.  Entretanto, a técnica é uma das principais apostas de empresas que se encontram há mais tempo no mercado, já amadureceram suas técnicas de marketing digital e estão colhendo os bons resultados.

Não perca tempo e aproveite essa vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes: destaque-se no seu segmento com essa estratégia, que muito em breve será essencial para a manutenção das empresas no mercado.